Todos os dias usuários de aplicativos mobile e outros dispositivos recebem milhares de mensagens em sua caixa de e-mail ou SMS.
Esses conteúdos as vezes nem sempre vem de fontes confiáveis e colocam em risco a segurança da pessoas na internet, esta prática é apenas uma das formas de criminosos roubar dados para praticar golpes.
Essa prática vem se intensificando ainda mais, nos últimos dias surgiram diversas opções de temas que podem ser explorados para motivar o usuário a clicar em formulários e links maliciosos, que podem acarretar em clonagem de dados ou até mesmo mensagens, em aplicativos como o WhatsApp.
O Google vem lutando todos os dias para manter seus servidores limpos de e-mails que representem ameaça aos usuários, o número de compartilhamento de spams tem aumentado exponencialmente neste período de isolamento social provocado pela pandemia recorrente do coronavírus.
A gigante das buscas revelou que está eliminando uma média de 18 milhões de e-mails fraudulentos por dia no seu serviço do Gmail, muitos dos golpistas se passam por órgãos e autoridades de alta relevância no cenário da luta contra o vírus, como instituições com prestígio da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Esse processo não pode ser realizado manualmente por humanos, o Google possui um sistema baseado em Machine Learning (aprendizagem de máquina) para fazer a tarefa de análise do conteúdo das mensagens recebidas que contenha relação com o COVID-19 e assim descobrir se estas são verídicas ou não.
O principal objetivo desses e-mails maliciosos é quase sempre visando extorquir financeiramente as vítimas, solicitando doações para ajudar no monitoramento dos casos de coronavírus com uma moeda online chamada bitcoin ou ainda para auxiliar pesquisadores que estão a procura da cura para a doença.
Para evitar golpes deste tipo, a instituição OMS informa que qualquer tipo de doação com o intuito de ajudar no financiamento das pesquisas relacionadas ao COVID-19 deve ser feita por meio do seu site oficial do fundo solidário, desenvolvido pelas autoridades.