Gigabyte lança placa-mãe TRX50 AERO D SP6 para CPUs AMD Ryzen Threadripper 7000

Imagem de: Gigabyte lança placa-mãe TRX50 AERO D SP6 para CPUs AMD Ryzen Threadripper 7000

A Gigabyte lançou sua mais recente placa-mãe, a TRX50 AERO D SP6, projetada para funcionar com os processadores AMD Ryzen Threadripper 7000.

A AMD está prestes a apresentar a próxima geração de CPUs Ryzen Threadripper 7000, e a Gigabyte já revelou sua placa-mãe compatível com esses chips de alto desempenho.

A TRX50 AERO D faz parte da série TRX50 de placas-mãe HEDT (High-End Desktop) da Gigabyte, que acompanhará a placa-mãe topo de linha WRX90. Essa placas-mãe estará disponível para o público geral no próximo mês.

Enquanto isso, as placas-mãe WRX90 serão destinadas principalmente a computadores pré-construídos e usuários de estações de trabalho de última geração.

Especificações

Em relação às especificações, a Gigabyte TRX50 AERO D utiliza o soquete AMD SP6, que é conhecido por ser compatível com os chips EPYC 8004 Sienna de nível de servidor.

Esses chips são baseados na arquitetura Zen 4C e podem ter até 96 núcleos, o que é impressionante para os entusiastas de HEDT e estações de trabalho.

Essa placa-mãe apresenta um VRM de 16+8+4 fases para alimentar o soquete da CPU e suporta um layout DDR5 de quatro canais com quatro DIMMs. Enquanto isso, as placas WRX90 suportam um array de memória de 8 canais.

O soquete da CPU é alimentado por conectores duplos de 8 pinos e um conector ATX padrão de 24 pinos. Para expansão, ela oferece três slots PCIe Gen 5.0 x16, quatro slots M.2 Gen5x4 e um conjunto sólido de portas USB.

Cada um dos quatro slots M.2 possui um dissipador de calor, e a placa-mãe também oferece 8 portas SATA III. O design geral é durável, com uma paleta de cores prateadas e uma estética simplista.

A TRX50 AERO D suporta processadores AMD Ryzen Threadripper série 7000, oferece uma solução VRM digital de 16+8+4 fases para um desempenho sólido, suporta memória DDR5 de quatro canais e possui recursos de resfriamento aprimorados para o VRM e M.2.

Além disso, essa placa-mãe oferece conectividade de última geração com portas USB4 Type-C, redes rápidas com LAN dupla de 10 GbE 2,5 GbE e Wi-Fi 7.

Há também um slot PCIe 5.0 x16 de alta resistência para placas de vídeo e recursos de dissipação de calor M.2 fáceis de usar.

Em relação ao áudio, a placa-mãe TRX50 AERO D apresenta áudio Hi-Fi com DTS:X Ultra e utiliza o CODEC ALC1220. A placa também possui um BIOS intuitivo centrado no usuário com uma função de acesso rápido chamada UC BIOS.

Preço e disponibilidade

No momento, os preços ainda não foram divulgados, mas em breve teremos mais informações sobre essas placas-mãe à medida que a AMD lança sua linha de processadores Threadripper 7000.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.