Recentemente, foi lançado o mod FSR 2 Replacer, que permite aos jogadores aprimorar a qualidade gráfica do jogo usando as tecnologias DLSS ou XeSS.
Este mod se tornou um sucesso estrondoso em pouco tempo, conquistando a posição de mod mais baixado no NexusMods. O FSR 2 Replacer para Starfield é uma modificação que aprimora o upscaling do jogo, oferecendo gráficos melhores.
Embora Starfield já venha com suporte oficial para FSR 2, a comunidade de modders não demorou a criar essa alternativa com DLSS ou XeSS assim que o jogo ficou disponível para os proprietários da Premium Edition durante o período de acesso antecipado.
Em apenas cinco dias após o lançamento, o mod já foi baixado incríveis 230 mil vezes, com 150 mil downloads exclusivos registrados até 5 de setembro, apenas no NexusMods.
Além disso, o mod conquistou a posição de destaque como o mod mais bem avaliado para o jogo, ficando à frente do mod Starfield Performance Optimizations, que tem cerca de 125 mil downloads.
O mais interessante é que o número de downloads desse substituto para o upscaler FSR com mod DLSS ou XeSS se aproxima do pico de jogadores simultâneos de Starfield, que atualmente está em 250 mil.
Esse feito é notável para um jogo ainda em acesso antecipado, e podemos esperar que o número de downloads aumente ainda mais à medida que o jogo se torne oficialmente disponível para todos os usuários.
Em nossos testes, observamos que o FSR 2 da AMD causava um leve efeito de cintilação em Starfield, mas esse problema foi completamente resolvido com a execução do DLSS ou XeSS.
O XeSS da Intel e o DLSS da NVIDIA oferecem a melhor qualidade de imagem, sendo que o XeSS até mesmo oferece resultados ligeiramente superiores.
O DLSS também pode atenuar algumas luzes em certas partes do jogo, mas isso pode ser atribuído às diferentes capacidades de treinamento de IA das duas tecnologias.
Além disso, há outros mods DLSS 3.5 e Frame Generation disponíveis para o usuários de PC, que podem aprimorar ainda mais a experiência.
Embora a Bethesda tenha optado por não implementar o DLSS ou XeSS em Starfield, os jogadores de PC demonstraram um forte interesse em aproveitar as tecnologias de upscaling de outros fabricantes.
A comunidade gamer acredita que os jogos devem oferecer suporte a todas as três tecnologias de upscaling, independentemente de patrocínios ou acordos de parceria.
Starfield está demonstrando ser um jogo envolvente cativando os jogadores por mais de 40 horas, e sua rica narrativa o torna uma excelente escolha para todos os fãs de RPG, especialmente os amantes de ficção científica.