Fim da briga: Google e Epic Games fecham acordo e abrem o Android para outras lojas

Imagem de: Fim da briga: Google e Epic Games fecham acordo e abrem o Android para outras lojas

A Epic Games e o Google anunciaram o fim de uma longa disputa judicial que começou em agosto de 2020, no mesmo período em que a criadora de Fortnite processou também a Apple.

A empresa por trás de Fortnite e da Unreal Engine acusava as duas gigantes de manter práticas de monopólio no mercado de aplicativos móveis.

Em dezembro de 2023, a Epic venceu completamente o caso contra o Google, e essa vitória foi confirmada em recursos posteriores. No início de novembro, o Google ainda tentou recorrer à Suprema Corte dos Estados Unidos, mas o pedido foi negado.

O acordo entre Epic e Google

Poucas horas antes do anúncio oficial, o presidente do ecossistema Android, Sameer Samat, publicou no X que as mudanças propostas — desenvolvidas em conjunto com a Epic — trarão mais liberdade para os desenvolvedores, taxas menores e mais concorrência, mantendo a segurança dos usuários. O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, comemorou o acordo em um tweet dizendo:

"O Google apresentou uma ótima proposta, sujeita à aprovação do tribunal, para abrir o Android nos Estados Unidos no caso Epic vs Google e encerrar nossas disputas. A proposta reforça a visão original do Android como uma plataforma aberta, facilita a instalação de lojas concorrentes no mundo todo, reduz as taxas da Google Play e libera pagamentos de terceiros dentro dos apps e na web. É uma solução completa, diferente do modelo da Apple, que bloqueia todas as lojas concorrentes e mantém os pagamentos como o único ponto de disputa."

Como o Android vai mudar

Na prática, o Google vai reduzir suas taxas para compras dentro de aplicativos em 20% para transações que envolvem vantagens dentro do jogo (como itens pagos em Fortnite) e 9% para transações que não incluem benefícios de jogabilidade.

Além disso, as opções de pagamento alternativas aparecerão lado a lado com o sistema de cobrança da Google Play, o que facilitará a escolha dos usuários — algo que será aplicado em aplicativos como a Epic Games Store.

Outro ponto importante é que, a partir da próxima grande versão do Android (válida até 30 de junho de 2032), o sistema será atualizado para que o usuário possa instalar uma loja de aplicativos diretamente de um site, com apenas um clique, em uma tela de instalação neutra e sem linguagem tendenciosa.

Essas mudanças devem valer no mundo todo, e não apenas nos Estados Unidos. Para a Epic, esse acordo é uma opção melhor do que as alterações anteriores exigidas pelo juiz James Donato.

Google e Epic têm uma nova audiência marcada para discutir essas mudanças com o juiz. Caso sejam aprovadas, o processo entre as duas empresas chegará oficialmente ao fim.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.