A famosa franquia de videogames Call of Duty finalmente vai ganhar uma adaptação oficial para os cinemas. O projeto está sendo desenvolvido graças a um acordo entre a Activision, que pertence à Microsoft, e a Paramount — estúdio que recentemente se uniu à Skydance em uma fusão avaliada em 8 bilhões de dólares.
De acordo com o portal Variety, o primeiro passo desse contrato é a produção do longa, mas o acordo também abre espaço para a criação de um verdadeiro "universo Call of Duty", incluindo não apenas filmes, mas também séries de TV.
David Ellison, CEO da Paramount e da Skydance, não escondeu o entusiasmo com o projeto:
"Como fã de Call of Duty desde sempre, isso é realmente um sonho que se torna realidade. Desde as campanhas aliadas no jogo original, passando por Modern Warfare e Black Ops, passei incontáveis horas com essa franquia que tanto amo. Ser escolhido pela Activision e pelos jogadores do mundo inteiro para levar esse universo para as telonas é uma honra e uma responsabilidade enorme. Vamos trabalhar com o mesmo compromisso que tivemos em Top Gun: Maverick, para que o filme esteja à altura da franquia e dos fãs. Nossa missão é entregar uma experiência cinematográfica que respeite o legado de Call of Duty e, ao mesmo tempo, conquiste uma nova geração."
Já Rob Kostich, presidente da Activision, falou da importância de transportar para o cinema a essência que tornou os jogos tão populares:
"Ao longo de sua história, Call of Duty sempre prendeu nossa atenção com ação intensa e histórias envolventes, aproximando milhões de pessoas ao redor do mundo. Com a Paramount, encontramos o parceiro ideal para levar essa ação visceral para o cinema. Nosso objetivo é criar uma superprodução inesquecível, que agrade a comunidade e ainda atraia novos fãs."
Muita gente pode se perguntar por que demorou tanto para Hollywood apostar em Call of Duty. A franquia está entre as mais jogadas há quase 20 anos, principalmente nos Estados Unidos.
Na verdade, essa ideia já tinha surgido antes, mais precisamente em 2015, onde a Activision Blizzard chegou a criar um estúdio próprio para desenvolver filmes e séries baseados em suas marcas.
O diretor Stefano Sollima (Sicario: Dia do Soldado) chegou a ser cogitado para comandar o projeto. Porém, nada avançou e o estúdio foi fechado em 2021. Dessa vez, a Activision decidiu mudar de estratégia e terceirizar a produção.
A aposta não é por acaso, as adaptações de jogos têm feito muito sucesso nos últimos anos, como vimos em Uncharted, The Last of Us, Fallout, Sonic e Super Mario Bros.. Ainda é cedo para falar de elenco, mas a própria franquia nos jogos já conta com atores de peso.
O próximo lançamento, Call of Duty: Black Ops 7, traz nomes conhecidos como Milo Ventimiglia, Michael Rooker, Kiernan Shipka e Frankie Adams. Isso mostra que a Activision está cada vez mais aproximando o universo dos games do cinema.
Se tudo caminhar como planejado, o filme de Call of Duty pode se tornar um dos grandes marcos da atual onda de adaptações de videogames, entregando não só nostalgia para quem joga há anos, mas também conquistando novos fãs que talvez nunca tenham pegado no controle.