O Fedora 35 Linux foi lançado numa nova versão com alguns novos recursos e correções em mudanças que foram implementadas em versões anteriores.
Os desenvolvedores do Fedora trabalharam para deixar alguns recursos do sistema ainda mais estável, como o servidor de som "Pipewire" introduzido como substituto do PulseAudio no Fedora 34.
Além disso, o gerenciamento de pacotes "Gnome-Software" agora integra os pacotes Flatpak mais populares de flathub.org por meio de um repositório adicional.
O serviço "resolvido pelo sistema", que é responsável pela resolução de nomes para conexões de rede desde o Fedora 33, agora tem a capacidade de lidar com "DNS sobre TLS" (DoT).
- Leia também: Apple registra prejuízo de US$ 1,1 bilhão com tarifas dos EUA no quarto trimestre fiscal de 2025
 
Outra novidade é o Fedora "Kinoite", um sistema Linux modularizado que mantém as partições do sistema em modo somente leitura e as atualiza separadamente dos aplicativos instalados.
Além de correções de bugs, o Fedora Linux 35 também oferece o gerenciador de sessões Wireplumber que substitui o gerenciamento de interfaces de saída e entrada de placas de som e dispositivos Bluetooth.
O Pipewire também ficou um pouco mais robusto e fácil de configurar quando vários dispositivos de saída estão disponíveis.
Quando se trata de controlar dispositivos Bluetooth, o Pipewire oferece suporte a codecs mais recentes, como mSBC e CVSD de banda estreita.
Desde o Fedora 29 existe uma edição separada "Silverblue", um sistema modular com uma área de trabalho Gnome, que integra o sistema básico em modo somente leitura e o atualiza separadamente dos programas.
Essa abordagem tem como objetivo fornecer um sistema Linux o mais robusto possível, que por um lado consiste em pacotes RPM variáveis, mas por outro lado atualiza o kernel do sistema operacional separadamente.
Esta modularização do Fedora para desktop foi baseada no sistema de servidor "CoreOS", que foi criado para containers e flat packs.
A edição "Silverblue" com Gnome está disponível a partir da nova variante "Kinoite" complementada com KDE Plasma 5.22, que estava em desenvolvimento desde 2018.
A instalação do sistema é realizada usando a ferramenta Anaconda e não pode mais ser configurado, instalado ou atualizado via "dnf". Agora é via "rpm-ostree" e via Flatpaks.
Download do Fedora Linux 35
O Fedora Linux 35 está disponível em variantes com outros desktops como um sistema live. Você pode encontrar um resumo delas em zu Fedora 35.
- Leia também: Filme de Call of Duty será dirigido por Peter Berg e escrito por Taylor Sheridan, criador de Yellowstone
 
Existe também uma edição de servidor do Fedora, que permite a seleção de grupos de pacotes durante a instalação. Todas as variantes estão disponíveis para as arquiteturas de processador x86 e x64 e ARM (aarch64).
Você pode baixar o Fedora Linux 35 em ISO ou RAR acessando o site Get Fedora.
Via: Telecast








