O Fedora 35 Linux foi lançado numa nova versão com alguns novos recursos e correções em mudanças que foram implementadas em versões anteriores.
Os desenvolvedores do Fedora trabalharam para deixar alguns recursos do sistema ainda mais estável, como o servidor de som "Pipewire" introduzido como substituto do PulseAudio no Fedora 34.
Além disso, o gerenciamento de pacotes "Gnome-Software" agora integra os pacotes Flatpak mais populares de flathub.org por meio de um repositório adicional.
O serviço "resolvido pelo sistema", que é responsável pela resolução de nomes para conexões de rede desde o Fedora 33, agora tem a capacidade de lidar com "DNS sobre TLS" (DoT).
Outra novidade é o Fedora "Kinoite", um sistema Linux modularizado que mantém as partições do sistema em modo somente leitura e as atualiza separadamente dos aplicativos instalados.
Além de correções de bugs, o Fedora Linux 35 também oferece o gerenciador de sessões Wireplumber que substitui o gerenciamento de interfaces de saída e entrada de placas de som e dispositivos Bluetooth.
O Pipewire também ficou um pouco mais robusto e fácil de configurar quando vários dispositivos de saída estão disponíveis.
Quando se trata de controlar dispositivos Bluetooth, o Pipewire oferece suporte a codecs mais recentes, como mSBC e CVSD de banda estreita.
Desde o Fedora 29 existe uma edição separada "Silverblue", um sistema modular com uma área de trabalho Gnome, que integra o sistema básico em modo somente leitura e o atualiza separadamente dos programas.
Essa abordagem tem como objetivo fornecer um sistema Linux o mais robusto possível, que por um lado consiste em pacotes RPM variáveis, mas por outro lado atualiza o kernel do sistema operacional separadamente.
Esta modularização do Fedora para desktop foi baseada no sistema de servidor "CoreOS", que foi criado para containers e flat packs.
A edição "Silverblue" com Gnome está disponível a partir da nova variante "Kinoite" complementada com KDE Plasma 5.22, que estava em desenvolvimento desde 2018.
A instalação do sistema é realizada usando a ferramenta Anaconda e não pode mais ser configurado, instalado ou atualizado via "dnf". Agora é via "rpm-ostree" e via Flatpaks.
Download do Fedora Linux 35
O Fedora Linux 35 está disponível em variantes com outros desktops como um sistema live. Você pode encontrar um resumo delas em zu Fedora 35.
Existe também uma edição de servidor do Fedora, que permite a seleção de grupos de pacotes durante a instalação. Todas as variantes estão disponíveis para as arquiteturas de processador x86 e x64 e ARM (aarch64).
Você pode baixar o Fedora Linux 35 em ISO ou RAR acessando o site Get Fedora.
Via: Telecast