Falha no driver de áudio Intel SST está causando tela azul no Windows 11

Imagem de: Falha no driver de áudio Intel SST está causando tela azul no Windows 11

A Microsoft confirmou que o Windows 11 está tendo problema de compatibilidade com algumas versões de drivers do Intel Smart Sound Technology (Intel SST).

O problema que está gerando tela azul da morte no Windows 11 afeta principalmente a versão 21H2 do sistema depois de instalar o driver Intel SST.

O Intel SST é um processador de áudio digital integrado aos chips mais recentes da Intel, criado para lidar com interações de áudio, voz e fala.

Ele permite que PCs modernos com processadores Intel Core e Intel Atom respondam a comando de voz e ofereçam áudio de alta qualidade sem afetar o desempenho do sistema e a vida útil da bateria.

"O driver afetado será denominado Intel® Smart Sound Technology (Intel® SST) Controlador de áudio em Dispositivos do sistema no Gerenciador de dispositivos e o nome do arquivo será IntcAudioBus.sys e 10.29.0.5152 e anterior ou 10.30.0.5152 e versão anterior do arquivo", explicou a Microsoft sobre o Painel de Integridade do Windows.

A empresa também suspendeu a atualização do Windows 11 com ID de proteção "36899911" em dispositivos e suspendeu a compatibilidade em dispositivos com drivers Intel SST que foram afetados pelo problema.

A Microsoft também recomenda que os usuários não atualizem seus sistemas manualmente até que o problema seja resolvido e a proteção seja removida.

Os usuários do Windows 11 que forem afetados pelo problema podem verificar com o fabricante do dispositivo (OEM) se um driver atualizado está disponível e instalá-lo.

Esse problema foi solucionado com a atualização dos drivers SSD da Intel para a versão 10.30.00.5714 e posterior ou 10.29.00.5714 e posterior.

"Versões posteriores referem-se apenas à última parte do número da versão. Para abordar esta questão, 10.30.x versões não são mais novos do que 10.29.x versões Depois de atualizar para uma versão compatível dos drivers da Intel® Smart Sound Technology, você poderá atualizar para o Windows 11", acrescentou a Microsoft.

Aqueles que encontrarem essa retenção de proteção e um driver atualizado ainda não estiver disponível, eles precisarão entrar em contato com o fabricante do dispositivo (OEM) para obter mais informações.

Depois que o driver afetado for atualizado, pode levar até 48 horas para que a atualização para o Windows 11 seja oferecida, se não houver nenhuma outra proteção que afete o seu dispositivo.

Via: Microsoft