Um relatório recente aponta que o Face ID está deixando de funcionar no iPhone 13 após a substituição da tela original.
Segundo o relatório, o recurso de desbloqueio facial do iPhone ficou inoperante depois que um usuário trocou a tela do iPhone 13 em um provedor de reparos terceirizado.
O relatório afirma ainda que "mesmo se a tela do iPhone 13 for substituída por uma tela original, o Face ID irá parar de funcionar".
De acordo com o relatório, o provedor de reparos colocou duas telas originais no iPhone 13 e, em ambos os casos, o Face ID parou de funcionar depois que as novas telas foram instaladas.
O mais curioso é que o relatório menciona que "se a tela original for colocada de volta com o iPhone 13 original, o Face ID volta a funcionar", descartando a possibilidade de uma instalação incorreta.
Aparentemente, se um cliente substituir a tela do iPhone 13 em uma loja ou provedor de reparos terceirizado não licenciados ou afiliados à Apple, o Face ID não será mais utilizável.
Face ID parou de funcionar após trocar a tela do iPhone 13
Há muito tempo a Apple já enfrenta críticas por dificultar o conserto de seus produtos em lojas e fornecedores terceirizados não-autorizados.
Como parte de um programa para evitar fraudes, a Apple passou a exibir um prompt para os clientes que informa quando uma "tela não original" está sendo usada.
Um recurso parecido foi apresentado no início deste anos para "câmeras não originais". A Apple afirma que esses avisos ajudam a informar aos clientes que eles não estão usando peças fabricadas pela empresa.
Tudo isso faz parte de seu plano mais abrangente para garantir que os dispositivos dos clientes sejam reparados e diagnosticados apenas por técnicos certificados pela Apple.
Com o iPhone 13 deste ano, a Apple está tornando ainda mais difícil para os clientes repararem seus produtos em lojas e fornecedores terceirizados.
Isso por que, conforme um relatório da Macrumors, a tela do iPhone 13 não inclui componentes para o funcionamento do Face ID, todas as peças do sistema TrueDepth estão alojadas no próprio iPhone.
A Apple ainda não falou sobre o caso e a possibilidade de ser um bug do iOS 15 é muito remota. É improvável que isso seja um erro de sistema, mas pode alimentar ainda mais o movimento do Direito de Reparar.
Via: Macrumors