Nos últimos dias, o mundo dos games foi pego de surpresa com a notícia de que a Microsoft decidiu cancelar o desenvolvimento de Everwild, um dos jogos mais esperados da produtora Rare.
Além disso, a empresa também anunciou o fim do estúdio The Initiative, que estava trabalhando no novo Perfect Dark. Tudo isso faz parte de uma grande onda de demissões que está afetando milhares de pessoas na divisão de games da Microsoft.
Everwild foi revelado ao público pela primeira vez em 2019, com um trailer visualmente incrível, que chamou muita atenção por sua arte colorida e atmosfera mágica.
Muita gente ficou curiosa, querendo saber mais sobre o que seria o jogo. Mas, desde o início, existia uma dúvida sobre que tipo de jogo Everwild estava tentando ser.
De acordo com informações de bastidores, nem a própria Rare tinha certeza sobre isso. Mesmo depois de anos de trabalho, a direção do projeto parecia perdida. Fontes próximas à equipe de desenvolvimento chegaram a descrever o andamento como uma "bagunça".
Ainda assim, havia muita expectativa, porque Rare é um estúdio conhecido por criar jogos de altíssima qualidade, como Banjo-Kazooie, Perfect Dark e Sea of Thieves.
Em 2023, o próprio chefe da divisão de games da Microsoft, Phil Spencer, comentou que Everwild estava "progredindo bem". Isso deu esperança aos fãs.
Mas agora, com o anúncio oficial de que o jogo foi cancelado, tudo isso se perde — e a comunidade nunca vai saber o que o jogo poderia ter sido.
Cancelamento confirmado por chefão da Xbox
A confirmação veio diretamente de Matt Booty, chefe da Xbox Game Studios, em uma declaração feita ao site Windows Central no dia 2 de julho de 2025. Segundo ele:
"Decidimos encerrar o desenvolvimento de Perfect Dark e Everwild, além de parar vários outros projetos ainda não anunciados do nosso portfólio."
Além do fim de Everwild e Perfect Dark, a Microsoft também fechou o estúdio The Initiative, responsável por tentar reviver a famosa franquia Perfect Dark.
O fim desses projetos não afeta apenas quem estava ansioso para jogar. A maior dor está sendo sentida pelos profissionais envolvidos, que dedicaram anos de suas vidas nesses jogos.
Muitos desenvolvedores da Rare e de outros estúdios da Microsoft estão sendo desligados, mas o número exato de demitidos ainda não foi revelado.
O que se sabe é que, ao todo, cerca de 9.000 funcionários da Microsoft foram demitidos nesse processo, conforme relatado por veículos como Bloomberg e VGC.
Esse tipo de corte mostra como o mercado de games, mesmo sendo bilionário, também passa por altos e baixos. E, infelizmente, são os trabalhadores que mais sofrem com essas mudanças.
Rare segue viva, mas machucada
Mesmo com tudo isso, a Rare ainda é considerada uma das desenvolvedoras mais importantes da indústria de videogames. Seu legado é respeitado no mundo todo.
O cancelamento de Everwild pode abalar a confiança de alguns, mas também pode servir como um novo começo para o estúdio, que agora precisa se reorganizar, preservar seus talentos e, quem sabe, trazer novos projetos no futuro.
Por enquanto, é difícil dizer o que vem pela frente. A Rare ainda tem Sea of Thieves, que continua ativo e com uma base fiel de jogadores.
A esperança de ver novos jogos criativos da Rare continua viva. Quem sabe, em breve, a empresa volte a surpreender o público com algo inesperado — como já fez tantas vezes no passado.