Especialista em reparos diz que a RTX 5090 Founders Edition é quase impossível de consertar

Imagem de: Especialista em reparos diz que a RTX 5090 Founders Edition é quase impossível de consertar

O técnico em reparos de placas de vídeo Northridge Fix, conhecido por desmontar e consertar GPUs de alto desempenho, disse que a NVIDIA GeForce RTX 5090 Founders Edition tem um design tão complexo e frágil que é praticamente impossível de consertar.

Segundo ele, há peças demais para serem mexidas, o projeto é confuso e não existem componentes de reposição disponíveis no mercado.

Ele disparou a crítica após uma tentativa de reparar uma RTX 5090 FE danificada. O especialista explicou que a NVIDIA mudou completamente o formato da placa em relação às gerações anteriores.

O novo modelo traz um PCB (placa de circuito) pequeno localizado no centro do dissipador de calor, o que obriga a fabricante a reposicionar o conector PCIe e a interface de saída (I/O) de forma diferente do padrão.

RTX 5090 FE PCIe
Crédito da imagem: NorthridgeFix

Esse layout incomum se mostrou um pesadelo para quem tenta fazer modificações, como o dono da placa que enviou o produto para a Northridge Fix depois de instalar um bloco de refrigeração líquida (water cooler).

A GPU simplesmente parou de funcionar. Durante o reparo, o especialista percebeu que o conector PCIe x16, aquele que encaixa na placa-mãe, é ligado à placa por um conector minúsculo na parte traseira da RTX 5090 FE.

Esse conector tem tantos pinos que o técnico precisou usar um microscópio para analisá-lo. Ao tentar reconectar a peça, o dono acabou quebrando um dos pinos e entortando outro, o que fez a GPU parar de funcionar por completo.

Pinos da RTX 5090 FE quebrados
Crédito da imagem: NorthridgeFix

Segundo o reparador, esse tipo de dano é irreversível, já que o componente não é vendido separadamente. Mesmo que a placa não apresente outros defeitos, não há como substituir o conector, o que torna o conserto impossível.

O problema é muito mais complexo do que a dificuldade técnica, se qualquer pessoa tentar abrir a RTX 5090 Founders Edition, corre o risco de destruí-la.

O especialista acredita que não vale a pena comprar esse modelo se o objetivo for fazer modificações, upgrades ou reparos futuros.

Para ele, o design da RTX 5090 FE é um dos piores já feitos na história das placas de vídeo, justamente porque não há tolerância para erros. Basta um pequeno movimento errado ao desconectar o conector PCIe para causar danos permanentes.