Entenda a diferença entre os cabos de rede CAT5, CAT5e e CAT6

Imagem de: Entenda a diferença entre os cabos de rede CAT5, CAT5e e CAT6

Quando se trata de conexão de internet, muitas vezes optamos por uma conexão com fios em vez do Wi-Fi. Nesse contexto, é importante entender as diferenças entre os padrões de cabos de rede disponíveis no mercado, como os CAT5, CAT5e e CAT6.

Cabo de Rede CAT5

O CAT5 é o mais antigo entre os cabos de rede comercialmente disponíveis e hoje é considerado defasado. Ele opera a uma velocidade máxima de 100 Mbps, o que é suficiente se a velocidade contratada com a sua provedora de internet for de até 100 MEGA.

No entanto, muitas empresas já oferecem velocidades de 200 Mbps, 300 Mbps ou mais. Se você utiliza um pacote com velocidade superior a 100 Mbps, o ideal é substituir o cabo de rede CAT5 por um mais moderno1.

Além da limitação de velocidade, o cabo de rede CAT5 pode lidar com perdas de pacotes por causa de crosstalk, ou seja, ele pode sofrer interferências de outros cabos ao seu redor.

Isso pode resultar em falhas entre o modem ou roteador e o ponto de acesso, causando lentidões pontuais, indisponibilidade ou até mesmo interrupções esporádicas de downloads.

Cabo de Rede CAT5

Cabo de Rede CAT5e

O CAT5e, ou Categoria 5e, é uma versão "Enhanced" (melhorada) do CAT5. Ele foi projetado para reduzir o crosstalk e, como resultado, oferece uma conexão de internet mais confiável.

O cabo de rede CAT5e pode suportar velocidades de até 1 Gbps, o que é dez vezes mais rápido que o CAT5. Além disso, o CAT5e tem uma largura de banda máxima de 100 MHz, a mesma do CAT5.

No entanto, devido à sua capacidade de reduzir o crosstalk, o CAT5e é capaz de utilizar essa largura de banda de forma mais eficiente.

Cabo de Rede CAT5e

Cabo de Rede CAT6

O CAT6, ou Categoria 6, é o padrão de cabo de rede mais avançado entre os três. Ele suporta velocidade de 10 Gigabit ou 10.000 Mb/s em até 33 metros, muitas vezes até 50 metros se não houver muitas interferências no caminho.

Além disso, o CAT6 opera em frequência de até 250 MHz, comparado com 100 Mhz para CAT5e. Isso significa que o cabo CAT6 pode processar mais dados ao mesmo tempo. Este cabo também é capaz de reduzir o crosstalk, assim como o CAT5e.

No entanto, o CAT6 utiliza um separador interno que isola cada um dos quatro pares de fios dentro do cabo. Isso ajuda a reduzir ainda mais o crosstalk, resultando em uma conexão de internet mais rápida e mais confiável.

Cabo de Rede CAT6

Por que é importante saber a diferença entre os cabos CAT 5, 5e, e 6?

Ao escolher um cabo de rede, você deve considerar a velocidade da sua conexão de internet e as características específicas de cada tipo de cabo, pois são eles que serão responsáveis pela transferência de dados entre os dispositivos.

Lembre-se de que a tecnologia está sempre avançando, portanto, é sempre bom estar atualizado sobre as novidades do mercado.

Via: Fire Fold, Black Box