TecFoco / Internet / Enem Digital: Tudo o que você precisa saber sobre a prova digital do Enem

Enem Digital: Tudo o que você precisa saber sobre a prova digital do Enem

Imagem de: Enem Digital: Tudo o que você precisa saber sobre a prova digital do Enem

No início de 2021, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciou sua primeira aplicação em formato digital, com a prova feita no computador, iniciando uma transição gradual entre o modelo tradicional impresso para o formato digital.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) as provas do Enem serão totalmente digitais até 2026. Além da prova digital, o ministério também planeja a realização de várias aplicações do Enem em um mesmo ano.

Neste primeiro Exame Digital do Enem, quase 100 mil candidatos devem fazer a prova que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Nesta primeira edição do formato digital, a prova de redação continuará sendo aplicada em papel.

Além disso, por questões de segurança, a prova não poderá ser feita em computador próprio do participante ou em casa. O participante deverá comparecer ao local de aplicação do exame especificado pelo Portal do Inep.

A prova digital do Enem é feita em um ambiente totalmente isolado no computador. O candidato não terá acesso a programas como o Word, navegadores ou acesso à internet no equipamento.

Além disso, comandos de teclas como Alt TAB não estão acessíveis, impedindo possíveis brechas que podem ser exploradas para colar usando a internet.

Segundo o Inep, a prova digital do Enem foi feita para ficar o "mais parecida possível" com a de papel, com o objetivo de poder garantir igualdade de condições a todos os candidatos.

Isso significa que, no Enem digital, o candidato poderá voltar a outras questões que tenha deixado em branco ou mudar a resposta no gabarito sem ser penalizado.

Ao final da prova, o participante precisará confirmar as respostas no sistema e confirmar que marcou as questões que representam sua escolha definitiva.

Só após essa confirmação as respostas serão registradas no sistema, o candidato que não realizar este processo não terá a prova corrigida.

Ambiente na sala de provas

Cada computador presente nos locais de prova está previamente designado a um candidato, ou seja, o participante não terá a opção escolher o lugar onde irá sentar ou computador que irá usar, como acontece no Enem impresso.

A distribuição dos candidatos na sala, dependerá da estrutura do local de aplicação do exame e da capacidade física individual do participante.

Poderá haver uma espécie de cabine, como por exemplo a de uma cabine de votação, para garantir a segurança da prova e a privacidade de cada candidato.

Senha para acessar a prova do Enem digital

De acordo com o presidente do Inep, haverá um sistema de criptografia com chaves. No entanto, não foram revelados muitos detalhes, por questão de segurança, mas as informações serão todas criptografadas com senha.

Posso levar o gabarito para casa no Enem digital?

Sim. Durante a prova digital do Enem, os candidatos receberão uma folha de rascunho, assim como no Enem impresso, onde poderão anotar o gabarito das questões e levar para casa para conferir com o gabarito oficial divulgado pelo Inep.

No entanto, como no Enem impresso, os candidatos terão que esperar os 30 minutos finais da aplicação do exame para levar a folha de rascunho para casa.

Câmeras de vigilância no Enem digital

Nesta aplicação de janeiro de 2021, a fiscalização seguirá o modelo do Enem impresso, com a presença de fiscais e sem webcams ou câmeras de vigilância para monitoramento dos candidatos.

Quem pode participar do Enem digital?

Poderão participar do Enem digital os candidatos que fizerem suas inscrições para o Enem através do Portal do Inep e estão matriculados no 3º ano do ensino médio ou já concluíram.

Os chamados "treineiros" não podem fazer essa modalidade do exame.

O Enem Digital ainda não possui recursos de acessibilidade. Participantes com deficiência auditiva ou baixa visão, terão que fazer o Enem impresso.

Quais os locais das provas digitais do Enem?

De acordo com o Inep, apenas algumas cidades brasileiras terão a aplicação do Enem digital, cerca de 4.000 laboratórios de informática em diferentes municípios serão usados para a realização do exame.

O exame digital do Enem será aplicado em mais de 90 municípios brasileiros. Confira as cidades no edital do Enem Digital.

E se o computador tiver problemas técnicos?

Um Fiscal estará a disposição em cada sala onde será aplicado o Enem digital para auxiliar em eventuais problemas técnicos do computador.

Além disso, as salas terão a disposição pelo menos um computador desocupado, à disposição para possíveis complicadores, caso o fiscal não consiga resolver o problema.

Caso a situação não seja resolvida ou se o problema não for contornado em "tempo hábil", o candidato poderá solicitar a reaplicação do exame.

Fazer inscrição no Enem

Os alunos da rede de ensino que estão matriculados no ensino médio ou já concluíram esta etapa de ensino, podem participar do Exame Nacional do Ensino Médio realizando a inscrição no Portal do Inep.