TecFoco / Jogos / Ex-executivo da Sony critica modelo de assinaturas da Microsoft

Ex-executivo da Sony critica modelo de assinaturas da Microsoft

Imagem de: Ex-executivo da Sony critica modelo de assinaturas da Microsoft

O ex-executivo da Sony, Shuhei Yoshida, deu uma entrevista para o site Game Developer durante o evento Gamescom LATAM e falou sobre como a Microsoft e a Sony pensam diferente quando o assunto é assinatura de jogos, como Game Pass e PlayStation Plus.

Yoshida, que foi presidente do Worldwide Studios da Sony de 2008 a 2019 e saiu da empresa em janeiro, disse que a forma como a Microsoft faz as assinaturas pode ser muito perigosa para quem cria os jogos.

Segundo Yoshida, se as pessoas só puderem jogar por meio de assinaturas, isso é um grande problema. Isso acontece porque quem manda nos serviços de assinatura pode decidir que tipo de jogo vai ser criado.

Isso é arriscado, já que muitos jogos diferentes e ideias novas surgem de pequenos estúdios, que fazem coisas diferentes e interessantes.

Mas, se as empresas grandes começarem a mandar no que vai ser feito, ele acredita que a indústria não vai crescer como deveria.

Para Yoshida, a forma que a Sony trabalha com as assinaturas é mais saudável. A ideia não é prometer demais e, ao mesmo tempo, permitir que as pessoas gastem dinheiro para comprar os jogos novos.

Depois de um tempo, quando o jogo já não está mais vendendo tão bem pelo preço cheio, ele vai para o serviço de assinatura. Isso ajuda mais pessoas a conhecerem esses jogos e pode até aumentar o interesse no próximo jogo da franquia.

É claro que essa opinião de Yoshida combina com o jeito que a Sony pensa. A empresa não gosta muito da ideia de colocar jogos grandes, que são novidade, direto no serviço de assinatura.

Mas a Microsoft sempre deixou claro que nunca quis acabar com a venda separada dos jogos. O Game Pass é só mais uma opção para as pessoas jogarem, não é um substituto das compras diretas. Depois que saiu da Sony, Yoshida também falou sobre outros temas.

Há pouco tempo, ele comentou que o atual chefe do PlayStation Studios, Hermen Hulst, não está obrigando nenhum estúdio que faz parte da Sony a criar jogos de serviço ao vivo, que são aqueles que ficam recebendo atualizações o tempo todo.

Outro assunto que Yoshida abordou foi que ele jogou muito Ghost of Yōtei antes de sair da Sony. Ele disse que o jogo vai ser até melhor que Ghost of Tsushima. A previsão é que Ghost of Yōtei chegue no dia 2 de outubro.