Novidade chegando no setor automobilístico, duas renomadas empresas chinesas firmarem uma parceria para dar inicio a um novo projeto chamado D1 que promete revolucionar os automóveis de viagens por aplicativos.
O projeto trata da fabricação de carros elétricos e tem como objetivo atender o transporte de passageiros de aplicativos, planejado com tecnologias especificamente desenhadas para sua finalidade.
A Didi Chuxing dona da empresa 99 brasileira, considerada uma das principais concorrentes internacionais do Uber foi responsável pelo desenvolvimento do projeto, juntamente, com a BYD Auto, fabricante de veículos chinesa.
Conforme a Didi Chuxing, o D1 vem ao mercado com uma autonomia de 418 km, atendendo as restrições exigidas pelo NEDC (New European Driving Cycle), protocolo onde avalia os níveis de emissão em veículos de passageiros.
Para a elaboração do D1, a Didi Chuxing explica que analisou um banco de dados com vários feedbacks e dicas de 550 milhões de passageiros cadastrados que a própria empresa implantou, para poder chegar à conclusão de que deveria produzir o seu próprio veículo.
Sobre o novo D1
O D1 vem com um visual semelhante aos modelos ID.3 e ID.4 da Volkswagen, chamados "Golfs do futuro": tanto a dianteira, como as rodas, faróis, teto bicolor e linha da cintura.
O interior do veículo vem com diferenciais, com portas automáticas de correr, bancos ergonômicos, tudo pensando no conforto e acessibilidade aos passageiros.
O D1 também permite que os usuários interajam na sua viagem através de um aplicativo. Pois, no painel existe uma tela de tamanho médio, além de duas telas sensíveis ao toque atrás dos encostos de cabeça. Assim, os passageiros podem acessar a navegação e definir alguns detalhes, como a temperatura interna do ar.
Outro diferencial do monobloco será o sistema de assistência ao motorista, nível 2, com uma configuração de sistema de primeira linha, que vem com aviso de saída de faixa, frenagem automática e aviso de colisão de pedestres.