Recentemente, um relatório da Rock, Paper, Shotgun (RPS) revelou que o Embracer Group cancelou o desenvolvimento de uma sequência do jogo de tiro em terceira pessoa de 2009, Red Faction: Guerrilla.
O jogo não estava sendo desenvolvido pela Volition, estúdio original responsável pela franquia Red Faction, que foi fechado no ano passado após o fracasso nas vendas da reinicialização de Saints Row.
Em vez disso, a tarefa estava nas mãos da Fishlabs, um estúdio de Hamburgo conhecido pelo jogo de combate espacial Chorus, lançado em 2021.
Antes mesmo de propor a sequência de Red Faction, a Fishlabs havia apresentado uma ideia para um novo jogo de O Senhor dos Anéis aos colegas do Embracer Group na Middle-earth Enterprises.
No entanto, sem uma resposta clara, o estúdio decidiu seguir com um novo projeto de Red Faction, que seria ambientado aproximadamente cem anos após os eventos de Guerrilla, apresentando um Marte mais terraformado e colorido.
O jogo teria como protagonista uma mulher liderando a revolução dos trabalhadores clandestinos. Uma fonte interna informou à RPS que a equipe queria "ver o que Guerrilla fez de certo, o que Armagedom fez de errado e como podemos unir os dois e continuar a partir disso."
O objetivo era manter os elementos bem-sucedidos de Guerrilla, como a destruição habilitada pelo motor GeoMod, ao mesmo tempo em que incorporavam elementos de simulação imersiva, personalização de veículos e até diálogos dinâmicos.
Inicialmente, a Plaion, divisão editorial do Embracer Group, recebeu a proposta de forma positiva. No entanto, no final de novembro, uma votação interna decidiu pelo cancelamento do projeto Red Faction. Como consequência, a Fishlabs teve que demitir cerca de 50 funcionários.
Atualmente, o estúdio alemão opera principalmente como uma equipe de suporte, auxiliando outros estúdios do Embracer Group no desenvolvimento de seus jogos. Não está claro se a Fishlabs terá a oportunidade de desenvolver um jogo próprio novamente.