Na semana passada, a SpaceX chegou mais perto do que nunca de realizar um pouso suave de um foguete reutilizável que será usado em missões para a lua e Marte.
O Starship SN10 foi lançada das instalações da SpaceX em Boca Chica, Texas, em 3 de março, subindo a uma altitude de mais de 32.000 pés antes de retornar à Terra em uma descida controlada.
Quando a espaçonave retornou com segurança a sua plataforma de pouso, parecia que a SpaceX tinha solucionado um dos processos mais desafiadores em fazer um foguete reutilizável e econômico.
No entanto, poucos minutos depois, o foguete de aço inoxidável foi destruído em uma explosão de fogo. O CEO da SpaceX, Elon Musk, explicou na terça-feira (9) que o foguete pousou em uma velocidade muito alta.
SN10 engine was low on thrust due (probably) to partial helium ingestion from fuel header tank. Impact of 10m/s crushed legs & part of skirt. Multiple fixes in work for SN11.
— Elon Musk (@elonmusk) March 9, 2021
"O motor SN10 estava com baixo empuxo devido (provavelmente) à ingestão parcial de hélio do tanque coletor de combustível. Impacto de [22 milhas por hora] pernas esmagadas e parte da saia", disse Musk no Twitter.
Uma olhada mais de perto no pouso do SN10 mostra que ele estava ligeiramente inclinado para um lado antes de explodir.
Musk continuou explicando que a ingestão de hélio era provavelmente o resultado de um sistema de pressurização que foi adicionado ao tanque coletor de metano para corrigir um problema que ocorreu em um protótipo de nave anterior, SN8.
Are there baffles in future designs to prevent slosh?
— Everyday Astronaut (@Erdayastronaut) March 9, 2021
"Se a pressurização autógena tivesse sido usada, as bolhas de CH4 provavelmente teriam se revertido em líquido", disse ele.
"O hélio no cabeçalho foi usado para evitar o colapso do volume de expansão por respingo, o que aconteceu no voo anterior. Minha culpa por aprovar. Parecia bom na época.", acrescentou.
O teste, no entanto, ainda foi visto como um sucesso quando o SN10 pousou e permaneceu inteiro por muito mais tempo do que os dois últimos protótipos que explodiram com o impacto.
Pouco tempo depois do incidente, outro protótipo de nave estelar apelidado de SN11 foi lançado na plataforma de lançamento esta semana.
De acordo com o site de notícias de voos espaciais tripulados e não tripulados, NASA Space Flight, um novo foguete pode estar pronto para partir na próxima semana. No entanto, a SpaceX ainda não confirmou quando o próximo vôo de teste acontecerá.
Antes que o SN11 fosse colocado no suporte de lançamento, os funcionários da SpaceX foram vistos testando as pernas da espaçonave.
"Várias soluções em trabalho para SN11," dise Musk no Twitter.
Musk ainda disse esta semana que a Starship estará pronta para lançar humanos em órbita antes do previsto, podendo lançar voos tripulados com pessoas em 2023.
Via: The Hill