Elon Musk apresenta robô capaz de armazenar memórias de seu dono

Imagem de: Elon Musk apresenta robô capaz de armazenar memórias de seu dono

Elon Musk apresenta um robô humanoide capaz de fazer download de memórias e personalidade de humanos, a máquina ainda é um protótipo e faz parte do projeto Tesla Bot, desenvolvido pela Tesla e anunciado no mês passado.

O novo robô da Tesla batizado de Optimus, parece ter saído de uma obra de ficção científica e pode chegar ao mercado em 2023, para substituir os humanos em trabalhos "chatos", segundo o bilionário.

De acordo com Musk, o Optimus foi fabricado para ser uma espécie de androide trabalhador, para realizar tarefas que sejam repetitivas, entediante ou perigosas para os humanos.

"Os robôs humanoides já são uma realidade. Basicamente, um trabalho que as pessoas não queiram fazer. Mas podemos inserir nele coisas que nos fazem tão únicos", disse Musk em entrevista ao site Business Insider.

Musk ainda afirma que pode ser possível as pessoas transferir algumas de suas capacidades cerebrais para um Optimus no futuro, mas ele não revela nenhum detalhe de como isso será feito.

"Poderíamos fazer download das coisas que acreditamos que nos tornam tão únicos. No que diz respeito a preservar nossas memórias, nossa personalidade, acho que podemos fazer isso", disse Musk.

Segundo Musk, o Optimus foi desenvolvido com um design bípede e características muito similar à de um humano, incluindo aparência, tamanho e forma.

"Se queremos que o robô possa fazer coisas que os humanos podem fazer, ele precisa ter aproximadamente o mesmo tamanho, forma e capacidade", concluiu Musk.

O bilionário e CEO da Tesla classificou o robô humanoide como o "desenvolvimento de produto mais importante que estamos realizando neste ano".

No mês passado, durante o "Dia da Inteligência Artificial", Musk disse que, no futuro, os humanos poderão deixar de executar tarefas que exigem esforço físico, se abaixar ou ir ao mercado comprar mantimentos.

"Essencialmente, no futuro, o trabalho físico será uma escolha", afirmou o Musk.