A GSC Game World, desenvolvedora de jogos ucraniana, se uniu à Xbox para lançar um documentário chamado War Game: The Making of STALKER 2.
Com o lançamento de STALKER 2: Heart of Chornobyl se aproximando, o documentário, que tem cerca de 90 minutos, revela a jornada de desenvolvimento do jogo, detalhando os desafios enfrentados pela equipe.
Um dos fatores mais impactantes é o fato de que a GSC Game World está situada na Ucrânia, país que atualmente está passando por uma guerra devastadora contra a Rússia.
A ironia é que, enquanto desenvolvem um jogo ambientado em um cenário pós-apocalíptico, os próprios desenvolvedores estão vivendo uma realidade caótica.
O documentário oferece uma visão profunda sobre as dificuldades emocionais e práticas que a equipe enfrentou durante a produção do jogo.
Com aproximadamente 500 funcionários, a GSC Game World teve que lidar com a tarefa monumental de desenvolver a sequência de STALKER, um jogo de tiro que foi lançado em 2007 e que, finalmente, ganhará sua continuação completa.
No início, o projeto já era ambicioso, mas com a guerra, ele se transformou em algo ainda mais pessoal e simbólico para a equipe.
A produção do jogo sob essas condições se tornou uma prova de resiliência diante de adversidades reais e históricas.
Dirigido por Andrew Stephan, que também esteve à frente de Power On: The Story of Xbox, o documentário foi produzido em parceria com a Xbox.
Ele mergulha nos bastidores e na realidade de trabalhar em um ambiente de guerra, oferecendo uma perspectiva única de como a equipe busca capturar a essência de Chornobyl, ao mesmo tempo em que tenta manter uma espécie de normalidade, mesmo com tudo desmoronando ao seu redor.
O filme não mostrará apenas o processo técnico de criação do jogo. Ele é um retrato do espírito humano, de como é possível criar algo mesmo em meio à destruição.
"Este filme não é apenas sobre o desenvolvimento do jogo mais difícil de todos os tempos. É sobre resiliência e o espírito humano inflexível diante de desafios inimagináveis. É sobre a importância da criação em tempos de destruição... um ato desafiador de fazer algo significativo diante da adversidade", disse Andrew Stephan, diretor do documentário.
Mariia Grygorovych, Diretora Criativa de STALKER 2, expressa em suas palavras o impacto pessoal e coletivo que a guerra trouxe:
"Gostaria que a guerra nunca tivesse acontecido. Gostaria que tudo isso nunca tivesse acontecido. Mas aconteceu. E somos gratos pela oportunidade de compartilhar tudo isso com o mundo, porque o mundo deveria saber. Somos nós. Esta é a nossa história", disse Grygorovych.
Com lançamento previsto para 20 de novembro de 2024, STALKER 2: Heart of Chornobyl chega com a promessa de ser mais do que apenas mais um jogo de tiro.
Ele carrega consigo as cicatrizes de uma equipe que, assim como seu país, luta para continuar, resistir e criar algo que transcenda as dificuldades.
O documentário War Game: The Making of STALKER 2 oferece ao público a oportunidade de entender o contexto e a realidade por trás de uma das produções de jogos mais complicadas e desafiadoras da atualidade.