O Dimensity 9500, novo chipset da MediaTek, chega com uma potência impressionante por conta de uma atualização gigante na GPU.
Testes detalhados mostram que o processador gráfico ARM Mali-G1 Ultra consegue mais desempenho em FP32 do que um Xbox Series S.
Com 4,5 teraflops de poder de processamento FP32, o Dimensity 9500 supera literalmente um console de videogame. Mas vale lembrar: o desempenho geral do chipset ainda depende de outros fatores que podem limitar seu máximo potencial.
Segundo informações compartilhadas pelo Geekerwan, o chip flagship da MediaTek é fabricado em 3nm 'N3P' e consegue atingir 4,5 TFLOPs, ou seja, 4,5 trilhões de cálculos por segundo. Comparando com o Xbox Series S, que alcança 4 TFLOPs nas mesmas operações, o Dimensity 9500 sai na frente.
- Leia também: MediaTek Dimensity 9500 é anunciado com arquitetura de alto desempenho e rivaliza com o Apple A19 Pro
Para quem não sabe, FP32 é um formato de ponto flutuante de precisão simples usado para medir capacidades de processamento, muito comum em gráficos, inteligência artificial e computação científica.
O fato do Dimensity 9500 conseguir isso é impressionante. Porém, há limitações, já que o chip tem problemas de largura de banda de memória e dissipação de calor, que impedem que ele alcance seu desempenho máximo — algo que o Xbox Series S não enfrenta.
A MediaTek afirma que o Dimensity 9500 é otimizado para motores de jogos muito exigentes, como o Unreal Engine 5.5, podendo oferecer até 119% mais desempenho em ray tracing. Também é possível alcançar sessões de jogo a 120 FPS com interpolação.
O grande porém é que, até agora, não existem jogos AAA para testar totalmente a capacidade do chipset. Programas de emulação podem gerar resultados semelhantes, mas acabam deixando boa parte do desempenho do chip sem uso.
Mesmo assim, isso mostra como os processadores de smartphones evoluíram a ponto de oferecer desempenho de jogo parecido ou superior ao de consoles. Comparações futuras podem trazer ainda mais detalhes sobre o poder do Dimensity 9500.