Dicas para otimizar o Windows e deixar o PC mais rápido

Imagem de: Dicas para otimizar o Windows e deixar o PC mais rápido

O Windows é um sistema operacional amplamente utilizado em todo o mundo, mas com o tempo, ele pode ficar lento e desacelerado devido ao acumulo de informações e arquivos.

Isso pode ser frustrante e prejudicar sua produtividade. Felizmente, existem muitas maneiras de acelerar o desempenho do Windows. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a deixar o seu Windows mais rápido.

1. Limpeza de disco

Uma das principais causas da lentidão do Windows é a falta de espaço livre no disco. O Windows precisa de espaço livre para funcionar corretamente e executar tarefas rapidamente.

Portanto, é importante liberar espaço em disco regularmente. Isso pode ser feito excluindo arquivos desnecessários, como arquivos temporários, arquivos duplicados e programas que não são mais necessários.

Para fazer isso, acesse a área "Este Computador" ou "Meu Computador", clique com o botão direito no Disco Local (C:) e abra o menu de "Propriedades"

Passo 1

Em seguida, clique no botão "Limpeza de Disco" e aguarde abrir a próxima janela. Agora, clique em "Limpar arquivos do sistema" e aguarde mais um momento.

Por fim, marque todas as caixas em "Arquivos a serem excluídos", clique em "OK" e confirme a ação clicando em "Excluir arquivos". Isso fará com que o Windows faça uma limpeza completa do sistema.

2. Desativar programas na inicialização

Uma maneira ótima de acelerar a inicialização do Windows e o seu desempenho geral é desativando os programas que são carregados automaticamente na inicialização do sistema.

Isso pode ser feito usando o Gerenciador de Tarefas do Windows. Para abri-lo, pressione "Ctrl Shift Esc" ou clique no botão "Iniciar" e digite "Gerenciador de Tarefas" na barra de pesquisa.

Em seguida, clique na guia "Inicializar" e desative todos os programas que você não precisa serem carregados automaticamente.

Você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse sob o programa e selecionando a opção "Desabilitar", ou simplesmente selecionar o programa e clicar no botão "Desabilitar", localizado no canto inferior direito.

Passo 5
Desabilitando a inicialização dos programas de maior impacto, o Windows iniciará muito mais rápido.

Desabilite principalmente os programas que tem um impacto Alto na inicialização para garantir que seu Windows inicie com mais rapidez.

3. Atualização do Windows

Manter o Windows atualizado também pode acelerar o seu PC. As atualizações do Windows incluem correções de erros, melhorias de desempenho e correções de segurança.

Para verificar as atualizações disponíveis, clique no botão "Iniciar" e clique no ícone "Configurações". Em seguida, clique em "Atualização e Segurança" e clique em "Verificar atualizações".

4. Desinstalar programas não utilizados

Desinstalar programas que você não utiliza pode aumentar o desempenho do Windows Isso libera espaço em disco e ajuda a melhorar o desempenho do sistema.

Para desinstalar um programa, clique no botão "Iniciar" e clique no ícone "Configurações". Em seguida, clique em "Apps" e selecione o programa que você deseja desinstalar. Clique em "Desinstalar" e siga as instruções na tela para completar a desinstalação.

5. Limpeza do Registro

O registro do Windows armazena informações sobre o sistema, programas e configurações. Com o tempo, o registro pode ficar desorganizado e cheio de entradas inválidas, o que pode afetar o desempenho do sistema.

Por isso, é importante limpar o registro regularmente. Isso pode ser feito usando um programa de otimização de registro, como o CCleaner.

6. Desativar efeitos visuais

Os efeitos visuais do Windows, como animações e transições, podem ser bonitos, mas também podem consumir recursos do sistema e afetar o desempenho.

Por isso, é possível desativar esses efeitos visuais para melhorar o desempenho do sistema. Para fazer isso no Windows 11, clique no botão "Iniciar" e clique no ícone "Configurações".

Em seguida, clique em "Personalização" e clique em "Efeitos visuais". Em seguida, desative as opções que você não deseja.

No Windows 10 ou anterior, acesse "Painel de Control> Sistema e Segurança> Sistema> Configurações avançadas do sistema".

Na seção "Desempenho", clique em "Configurações" e seleciona a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho". Com isso o Windows ficará mais rápido para realizar tarefas simples.

Caso você não goste da aparência do Windows com as configurações ajustadas para obter o máximo de desempenho, você pode marcar algumas caixas como "Usar fontes de tela com cantos arredondados" para preservar a interface antiga.

7. Atualizar drivers

Os drivers são os programas que controlam o hardware do seu computador, como a placa de vídeo, o mouse e o teclado. Se os drivers estiverem desatualizados ou corrompidos, isso pode afetar o desempenho do sistema.

Por isso, é importante mantê-los atualizados. Isso pode ser feito baixando e instalando as atualizações disponíveis a partir do site do fabricante ou usando um programa de gerenciamento de drivers, como o Driver Booster.

8. Ative o modo Jogo

Se você está procurando deixar o seu computador mais rápido para obter um melhor desempenho em jogos e melhorar as taxas de FPS, ativar o modo de jogo nativo do Windows 10 é uma excelente opção.

Com este recurso ativado, o Windows dará prioridade ao jogo dedicando recursos da CPU e GPU para otimizar sua experiência enquanto joga.

Para fazer isso, clique no menu "Iniciar" e abra as "Configurações" do sistema. Em seguida, clique na categoria "Jogos" e ative a opção "Modo de jogo".

Passo 8
O Windows 10 possui um modo nativo para jogos que melhora o desempenho de aplicativos

É importante lembrar que o modo para jogos do Windows só está disponível a partir do Windows 10. Portanto, se você tentar executar estes passos em uma versão anterior, não irá funcionar.

Conclusão

Seguindo esses passos, você pode deixar o seu Windows mais rápido e otimizar o desempenho do seu PC para jogos. Lembre-se de fazer essas tarefas regularmente para manter o seu sistema funcionando corretamente.