A Embracer Group, uma empresa sueca que comprou vários estúdios e franquias de jogos durante os anos da pandemia, teria cancelado um novo jogo da série Deus Ex que estava sendo desenvolvido pela Eidos Montreal, no Canadá.
O jogo, que não foi anunciado oficialmente, era esperado pelos fãs da série de RPG de ficção científica, que mistura ação, stealth e escolhas morais em um mundo dominado por corporações e conspirações.
Segundo o jornalista Jason Schreier, do portal Bloomberg, o novo Deus Ex estava em pré-produção há dois anos e deveria entrar em produção ainda este ano.
No entanto, a Embracer Group decidiu mudar o foco da Eidos Montreal para uma nova franquia original, e demitiu alguns funcionários do estúdio.
A Eidos Montreal confirmou as demissões em uma publicação no X (antigo Twitter), mas não mencionou o suposto cancelamento do jogo Deus Ex.
A Embracer Group adquiriu a Eidos Montreal, junto com a Crystal Dynamics e a Square Enix Montreal, por 300 milhões de dólares em meados de 2022, comprando todos os estúdios ocidentais da editora japonesa Square Enix.
Isso deu à Embracer o controle de várias séries influentes e populares, como Tomb Raider, Just Cause, Life Is Strange e Deus Ex.
A série Deus Ex começou em 2000, com o jogo homônimo desenvolvido pela Ion Storm, fundada por John Romero e Tom Hall, ex-funcionários da id Software.
O jogo foi supervisionado por Warren Spector, uma lenda dos jogos de PC, e combinou elementos de tiro, stealth e RPG em um mundo aberto de forma inovadora para a época.
O jogo é considerado um dos melhores jogos de PC de todos os tempos e um precursor de muitos jogos imersivos e com influência de RPG que vieram depois.
A Eidos Interactive foi comprada pela Square Enix em 2009 e se tornou a principal desenvolvedora da série Deus Ex, começando com Deus Ex: Human Revolution em 2011. O último título da série foi Deus Ex: Mankind Divided em 2016.
Demissões e fechamento de estúdios
Apesar de vender mais de 14 milhões de unidades ao longo da história da série, e do desejo constante dos fãs e críticos de ver um retorno à narrativa e à crítica social da série, o botão de reset foi apertado por uma corporação bastante grande.
A Embracer Group tem fechado agressivamente seus estúdios desde que seu suposto acordo de 2 bilhões de dólares com o Savvy Games Group, apoiado pela Arábia Saudita, supostamente fracassou.
Alguns dos estúdios que a Embracer Group fechou até agora são o desenvolvedor de Saints Row, Volition, e o desenvolvedor de Timesplitters, Free Radical Design.
O desenvolvedor de Elex, Piranha Bytes, também está passando por um momento difícil, com rumores circulando sobre um possível fechamento e tendo problemas para encontrar um parceiro para seu próximo projeto.
Já há algum tempo que existem rumores sobre um novo Deus Ex, mas o dublador Elias Toufexis disse que ainda não foi contatado para retornar ao seu papel como o protagonista Adam Jensen.