Não é incomum que apresentações ao vivo de tecnologia tenham problemas técnicos, mas quando a expectativa é alta, como um evento de lançamento de um gigante como o Google, o impacto de uma falha pode ser alto.
No recente lançamento do Pixel 9, Jess Carpenter e Dave Citron, que conduziam a apresentação, tiveram problemas ao tentar demonstrar o novo assistente Gemini no aparelho do Google.
Em duas tentativas consecutivas, o sistema falhou e não funcionou como esperado, o que acabou criando um clima de tensão nos bastidores.
Felizmente, na terceira tentativa, o Gemini finalmente funcionou, e o alívio foi perceptível não apenas para os apresentadores, mas também para o público que assistia.
Durante a demonstração, Dave Citron utilizou um Galaxy S24 Ultra para apresentar as funcionalidades do Gemini Advanced.
O teste consistia em tirar uma foto de um pôster de um show da cantora Sabrina Carpenter e solicitar ao assistente digital que verificasse a disponibilidade no calendário para a data do show em São Francisco.
A proposta era que o Gemini capturasse as informações da imagem e fizesse a checagem no aplicativo Calendar, fornecendo os dados solicitados. Porém, a tecnologia não colaborou e, na primeira tentativa, a demonstração falhou.
Omg… Gemini live demo failed twice in a row. It worked on the third try but 🫣 #MadeByGoogle pic.twitter.com/Q6ilHnlyLT
— Ray Wong (@raywongy) August 13, 2024
Na segunda tentativa, o assistente novamente não conseguiu gerar os resultados, exibindo a mensagem de erro: "Algo deu errado, tente novamente (13)." Mesmo assim, Dave conseguiu manter a compostura diante do público.
Foi então que ele decidiu tentar uma terceira vez usando um telefone reserva, um Galaxy S24 Ultra, e, para alívio geral, o Gemini funcionou, recebendo aplausos do público após alguns instantes de constrangimento.
Google’s Gemini live demo failed twice. 💀
This reminds me of when Face ID refused to work in iPhone X event. pic.twitter.com/fZwKrhSBKD
— Adan (@durreadan01) August 13, 2024
Dave conseguiu utilizar o Gemini Advanced com sucesso em um dispositivo que não era do Google, o que sugere que o Galaxy S24 Ultra pode ter apresentado problemas específicos.