Cydia abre processo contra a Apple por práticas anticompetitivo

Imagem de: Cydia abre processo contra a Apple por práticas anticompetitivo

A Cydia, primeira loja de aplicativos não oficial para dispositivos iOS desbloqueados (com jailbreak) abriu na quinta-feira (10), uma ação contra a Apple acusando-a de práticas anticompetitivas de distribuição de aplicativos iOS.

A Cydia foi criada por Jay Freeman, mais conhecido como Saurik e lançada como a primeira App Store do iPhone em 2007, aparecendo antes que a App Store da Apple lançada em 2008.

A Cydia App permite que o usuário encontre e instale aplicativos não autorizados pela Apple em iPhones, iPads e dispositivos iPod touch desbloqueados.

Embora essa App Store alternativa ainda exista hoje, a Apple tornou o jailbreak de seus dispositivos mais difícil ao longo dos anos, resultando em uma baixa popularidade do Cydia.

De acordo com o processo, o "monopólio ilegal" da Apple na distribuição de aplicativos iOS tornou difícil para os usuários procurarem outras alternativas de aplicativos para seus dispositivos iOS.

Cydia alega que a Apple adquiriu e manteve o poder de monopólio indevidamente no mercado (ou pós-venda) para distribuição de aplicativos iOS e no mercado (ou pós-venda) para processamento de pagamentos de aplicativos iOS.

"A Apple congelou o Cydia e todos os outros concorrentes de ambos os mercados, privando-os da capacidade de competir com a App Store e oferecer aos desenvolvedores e consumidores melhores preços, melhores serviços e mais opções. Essa conduta anticompetitiva sem surpresa gerou lucros enormes e capitalização de mercado sem precedentes para a Apple, bem como incrível poder de mercado", diz a ação, que foi movida no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte da Califórnia.

A ação também explica que a Apple tornou obrigatório para os desenvolvedores de aplicativos iOS usarem a App Store como sua única opção para o processamento de pagamentos de aplicativos, como compras no aplicativo, evitando assim que outros concorrentes, como Cydia, ofereçam o mesmo serviço para esses desenvolvedores.

"Se não fosse pela aquisição anticompetitiva da Apple e pela manutenção de um monopólio ilegal sobre a distribuição de aplicativos iOS, os usuários hoje seriam capazes de escolher como e onde localizar e obter aplicativos iOS, e os desenvolvedores poderiam usar o distribuidor de aplicativos iOS de seus escolha", argumenta o processo.

O porta-voz da Apple negou as alegações de que está explorando um monopólio e que a empresa vai examinar o processo. Esta não é a primeira vez que a Apple é acusada de acusações anticompetitivas.

Em agosto de 2020, a Epic Games abriu um processo semelhante contra a Apple acusando-a de comportamento anticompetitivo e monopolista sobre sua App Store e processamento de pagamentos para compras no aplicativo.

Fonte: Saurik