Criadores de Matrix queriam que Kojima fizesse jogo da franquia, mas a Konami barrou

Imagem de: Criadores de Matrix queriam que Kojima fizesse jogo da franquia, mas a Konami barrou

É difícil não perceber que a franquia Matrix praticamente nunca teve adaptações dignas no mundo dos videogames, mesmo sendo um universo que combinaria muito com o meio.

Desde que o primeiro filme estreou nos cinemas, há 26 anos, só tivemos dois jogos de destaque: Enter the Matrix, de 2003, um game de ação e aventura para um jogador, e The Matrix Online, de 2005, um MMORPG que acabou não decolando.

Mais recentemente, em 2021, saiu The Matrix Awakens, uma experiência interativa, mas que na prática funcionou mais como uma demonstração técnica da Unreal Engine 5 do que um jogo completo.

Por isso, é ainda mais chocante saber que o lendário designer de videogames Hideo Kojima (criador de Metal Gear e Death Stranding) foi convidado para desenvolver um jogo de Matrix.

Quem contou essa história foi Christopher Bergstresser, ex-VP de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Negócios da Konami entre 1996 e 2002, em uma entrevista para a Time Extension. Bergstresser explicou que tudo aconteceu em 25 de agosto de 1999, no dia da estreia do filme no Japão.

Os irmãos Wachowski, criadores da franquia, eram fãs do trabalho de Kojima e, ao se encontrarem com ele, perguntaram se ele queria fazer um jogo de Matrix. Acontece que o então CEO da Konami, Kazumi Kitaue, negou o pedido na hora. Bergstresser descreveu o episódio assim:

"Os Wachowskis eram grandes fãs do Kojima. Então, eu, Kazumi Kitaue, Kojima e Aki Saito (que ainda trabalha com Kojima) estávamos na sede da Konami quando recebemos uma ligação deles querendo nos visitar. Eles vieram com o artista conceitual deles e basicamente disseram a Kojima: 'Queremos muito que você faça um jogo de Matrix. Você consegue fazer isso?' Aki traduziu para o japonês para o Sr. Kitaue, e ele simplesmente olhou para eles e disse 'Não'. Mesmo assim, conseguimos curtir a estreia japonesa de Matrix e a festa depois."

A Time Extension ainda diz que conversou com outro ex-funcionário da Konami, que contou que Kojima continuou interessado na ideia mesmo depois da negativa de Kitaue. É possível que ele tenha tentado convencer a direção da empresa a mudar de ideia, mas, infelizmente, nada aconteceu.

Nunca saberemos como teria sido um jogo de Matrix feito por Kojima, mas é impossível não imaginar que teria sido algo impressionante considerando seu histórico na indústria de games.