Criador de Sonic, Yuji Naka, é preso no Japão

Imagem de: Criador de Sonic, Yuji Naka, é preso no Japão

Yuji Naka, ex-funcionários da Square Enix e co-criador de Sonic, foi preso no Japão acusado de usar informações privilegiadas para se beneficiar na compra de ações de empresas.

O escândalo veio a público quando o ex-funcionário da Square Enix, Taisuke Sazaki, obteve informações da criação do jogo Dragon Quest Tact para celular, um projeto em conjunto entra a Square Enix e Aiming.

De acordo com um relatório do The Verge, Sazaki e outro ex-funcionário da Square Enix, Fumiaki Suzuki, supostamente compraram 162 mil ações da Aiming entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020 por aproximadamente 47,2 milhões de ienes (cerca de R$ 1,8 milhão) antes do anúncio público do projeto em 5 de fevereiro de 2020.

Naka supostamente estava ciente do acordo com a Aiming e comprou 10.000 ações por cerca de 2,8 milhões de ienes (cerca de R$ 107 mil) antes de ser anunciado publicamente.

Naka trabalhou no desenvolvimento do jogo Balan Wonderworld da Square Enix entre 2018 e 2021. Todos os três ex-funcionários da empresa foram presos e enfrentam acusações de abuso de informação privilegiada.

"Temos cooperado totalmente com as solicitações da Securities and Exchange Surveillance Commission", disse a Square Enix em um comunicado oficial após as prisões.

"Lamentamos profundamente a grande preocupação que isso causou a todos os envolvidos. Lidamos com este incidente estritamente, incluindo ações disciplinares internas tomadas contra os funcionários suspeitos", acrescentou a empresa.

Os acusados estão sendo investigados pela Comissão de Fiscalização de Valores Mobiliários do Japão, um órgão que está sob a autoridade da Agência de Serviços Financeiros do governo japonês, que garante transações justas nos mercados de valores mobiliários e futuros financeiros.

Publicidade

Via: The Verge