Os processadores Intel Core i9 de 14ª e 13ª geração podem enfrentar uma perda de quase 20% na velocidade do clock se a única solução para os problemas de instabilidades desses CPUs for aderir à opção padrão do BIOS.
A Intel, fabricante desses CPUs, está passando por um momento difícil, pois não conseguiu fornecer uma solução oficial para os inúmeros problemas de instabilidade, apesar da ampla cobertura da mídia.
Os problemas de instabilidade com os recentes CPUs de 14ª e 13ª geração da Intel têm sido amplamente divulgados pelos clientes da empresa e páginas especializadas no assunto.
A última ação da empresa rumo a solução dos problemas foi a solicitação aos fabricantes de placas-mãe para implementar novos perfis de "Configurações Padrão da Intel" como a opção padrão do BIOS.
Isso é para evitar que os usuários ultrapassem os limites de linha de base especificados. Como resultado, os benchmarks mostram que os jogadores testemunhariam quedas massivas de desempenho, excedendo mais de 10%.
Os usuários da Intel terão que adotar configurações de linha de base para manter a estabilidade dos CPUs de 14ª e 13ª geração, os respectivos processadores terão que ser configurados com perfis tão baixos quanto 125/188W (PL1/PL2), com o Iccmax agora sendo reduzido para 249A.
De acordo com os benchmarks feitos pelo Bang4BuckPC Gamer via YouTube, foi revelado que com o Iccmax definido em 307A, que é o preset "Performance" da Intel, o CPU Intel Core i9-14900KS testado conseguiu cair para velocidades de clock abaixo de 5.1 GHz, o que é uma queda de 17% na velocidade do clock em relação ao seu pico oficial de 6.2 GHz (em um único núcleo).
Com certeza isso é algo para se preocupar, pois os CPUs de 14ª e 13ª geração da Intel custam muito caro. Curiosamente os problemas de instabilidade, também afetam algumas das unidades principais da linha de CPUs da Intel.
Para solucionar isso, a Intel planeja implementar seus próprios perfis "Baseline" por meio de parceiros de placas-mãe e sistema até o final deste mês, e uma declaração oficial deve ser divulgada até 15 de maio.
Recentemente, a Intel pediu para que todos os parceiros de placas-mãe implementassem um novo perfil padrão da Intel, incluindo as configurações de energia e tensão padrão, até o final do mês.
Aparentemente, a Intel encontrou uma maneira eficaz de neutralizar a instabilidade dos processadores de 13ª e 14ª geração para todos os usuários afetados.
Já faz um tempo que os processadores Intel Core i9 de 14ª e 13ª geração estão enfrentando uma série de problemas de instabilidade e queda de desempenho, mas a solução deve ser apresentada em breve.
Enquanto isso, os usuários devem seguir as recomendações da Intel para garantir a estabilidade de seus sistemas e evitar maiores danos ao hardware.