Os novos processadores de desktop Core Ultra 200S "Arrow Lake", recentemente anunciados pela Intel, não terão o mesmo desempenho em jogos que os chips AMD Ryzen 7000 "3D V-Cache".
Essa informação veio diretamente da própria Intel, o que traz um olhar interessante para a competição acirrada no mercado de CPUs focadas em games.
Durante uma sessão de perguntas e respostas sobre o Arrow Lake, Robert Hallock, representante da Intel, foi questionado sobre o desempenho da nova linha de desktops em comparação aos chips Ryzen 7000 "3D V-Cache", da AMD, principalmente o Ryzen 7 7800X3D, que é um dos preferidos entre os gamers no momento.
Hallock respondeu que, apesar da Intel ter mostrado algumas comparações de desempenho em jogos e produtividade entre o Core Ultra 9 285K e o Ryzen 9 7950X3D, que é o chip topo de linha da AMD com tecnologia 3D V-Cache, a expectativa é que a diferença de performance seja pequena.
Segundo ele, as CPUs Arrow Lake terão uma desvantagem de cerca de 5% em relação aos chips da AMD focados em games, mas ele aponta que a Intel está confortável com isso.
O motivo seria por que a Intel não precisa usar a tecnologia SRAM (que a AMD utiliza para aumentar o cache) para alcançar um desempenho competitivo.
O Time Azul confia no cache integrado da CPU e na eficiência do IPC (Instruções por Ciclo) do Arrow Lake para entregar uma performance sólida.
"Esperamos que fiquemos cerca de 5% atrás em comparação ao X3D, e nos sentimos bem com isso, considerando que temos apenas o cache embutido na CPU e um excelente IPC", afirmou Hallock.
Como fica a disputa entre a AMD e a Intel
A concorrência entre AMD e Intel no segmento de CPUs para jogos parece que vai se intensificar ainda mais com essa nova geração de processadores.
A AMD, durante o lançamento da linha Zen 5 "Ryzen 9000", também comentou que haveria uma pequena queda no desempenho, entre 3% e 5%, quando comparado aos processadores Ryzen 7000 com 3D V-Cache. Porém, algumas análises posteriores mostraram que a diferença poderia ser até maior em alguns casos.
A AMD chegou a afirmar que o Ryzen 7 9700X teria um desempenho 2% superior ao Ryzen 7 7800X3D em certos títulos, mas, até agora, não foram encontradas evidências sólidas que confirmem essa afirmação.
Na prática, o Ryzen 7 7800X3D continua sendo considerado uma das melhores opções para quem busca alta performance em jogos na plataforma AM5.
Arrow Lake ainda é uma ótima opção para gamers
Apesar da desvantagem de 5% em relação à tecnologia 3D V-Cache da AMD, os processadores Arrow Lake da Intel podem acabar sendo uma boa escolha para gamers e construtores de PCs mais robustos.
Se o preço for competitivo, em torno dos valores do Ryzen 7800X3D e 9800X3D, os novos chips da Intel podem oferecer excelente desempenho tanto em tarefas multithread quanto em single-thread.
Isso coloca os processadores Arrow Lake como uma opção sólida, enquanto as CPUs 3D V-Cache da AMD, com seus 8 núcleos e 16 threads, podem ter algumas limitações em cenários específicos.
O Ryzen 7900X3D, por exemplo, teve um desempenho abaixo do esperado no mercado, principalmente devido ao layout 3D V-Cache de 6 núcleos, que trouxe problemas de agendamento ao lidar com tarefas no segundo CCD (o que afetou negativamente a eficiência).
Isso torna o Ryzen 7800X3D uma opção mais viável para jogos. Com o lançamento das CPUs Arrow Lake se aproximando, só nos resta esperar para ver as comparações diretas com a linha 3D V-Cache da AMD.