O macOS da Apple conseguiu rodar CS:GO, mas a próxima versão, Counter-Strike 2, não será lançado para essa plataforma. A Valve optou por não lançar o jogo para Mac, citando a falta de jogadores como justificativa.
Para quem estava jogando CS:GO no macOS, é possível solicitar reembolso, já que o Counter-Strike 2 não será lançado para essa plataforma.
Apesar de a Apple vender milhões de Macs a cada ano, a base de jogadores combinada de CS:GO para macOS, DirectX 9 e sistemas operacionais de 32 bits era inferior a 1%.
Esse número extremamente baixo de jogadores tornaria custoso para a Valve portar o jogo para o macOS e manter atualizações em dia, levando à decisão de não oferecer suporte ao Counter-Strike 2 para essa plataforma.
Daqui para frente, o Counter-Strike 2 suportará exclusivamente Windows e Linux de 64 bits. Se você não puder rodar o Counter-Strike 2 em seu hardware atual, terá acesso a uma versão mais antiga do CS:GO.
Os usuários do macOS que eram clientes do Prime Status Upgrade serão reembolsados se a maior parte do tempo de jogo do CS:GO tiver sido no macOS e jogarem CS:GO em um Mac entre o anúncio do Counter-Strike 2 Limited Test em 22 de março e o lançamento do Counter-Strike 2.
O prazo para solicitar o reembolso é até 1º de dezembro de 2023. Para os usuários do macOS que desejam jogar CS:GO, ainda haverá uma versão antiga disponível, com todos os recursos, exceto o matchmaking oficial.
No entanto, o suporte para esta versão terminará em 1º de janeiro de 2024, então é bom ficar atento. A exclusão do Counter-Strike 2 para macOS pela Valve pode ser decepcionante para os fãs da plataforma.
Mas apesar disso, ainda será possível executar o Counter-Strike 2 em um sistema de baixo custo, pois o jogo não é muito exigente em termos de recursos.
Assim, ele rodará facilmente em um MacBook Air M1 ou mesmo em um MacBook Pro M1. Vamos aguardar para ver se a Apple e a Valve fecham um acordo para trazer o jogo para o macOS.Steam, Macrumors