Aprenda como baixar, instalar e executar o Windows 11 no Android em smartphones ou tablets com todos os recursos da versão completa.
Para quem não sabe, o Windows 11 da Microsoft já está disponível numa versão estável e pode ser executado em várias configurações de hardware diferentes em computadores, celulares ou até tablets ultrafinos.
Apesar de seu lançamento difícil, o Windows 11 já está se tornando muito popular no mundo inteiro, parte desse rápido avanço está sendo devido ao suporte a sistemas operacionais desktop oferecido pelo Android 13.
Agora, é possível instalar e executar sistemas operacionais como Ubuntu, Windows 7, Windows 10 e muitos outros em dispositivos que rodam as versões mais recentes do Android.
Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre instalar ou executar o Windows 11 no celular, usando o recurso de virtualização do Android 13 e aplicativos que simulam o ambiente desktop.
Com o recurso de virtualização, você poderá executar o Windows 11 ou Linux sem muito esforço em um smartphone ou tablet Android e jogar jogos exclusivos para computador nestes dispositivos.
No entanto, seu dispositivo precisará atender a algumas especificações, recursos e requisitos mínimos para poder rodar o Windows 11 sem problemas. Veja abaixo:
Requisitos mínimos de sistema do Windows 11
- Processador com 1 GHz ou superior de 64 bits com 2 ou mais núcleos compatível com System on a Chip (SoC);
- 4 GB de Memória RAM;
- Armazenamento de 64 GB ou maior;
- Interface de firmware UEFI, compatível com inicialização segura;
- Suporte a Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0;
- GPU compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0;
- Tela de alta definição (720p) com mais de 9' na diagonal, 8 bits por canal de cor.
Os requisitos mencionados acima são essenciais para executar o Windows 11 nativamente, mas para criar uma máquina virtual com o Windows 11, seu dispositivo precisa atender apenas os requisitos de processador e RAM.
No entanto, apenas os usuários que estão participando do programa de desenvolvedores Android podem usar o recurso de virtualização para criar uma máquina virtual do Windows 11 em smartphones e tablets.
Portanto, assim que o Android 13 for lançado ao público geral, compartilharemos um guia detalhado de como criar uma máquina virtual em smartphones ou tablets.
Mas, não se preocupe, há outra forma de usar a interface do Windows 11 no Android até que seja possível executá-lo completamente em dispositivos móveis.
Como executar o Windows 11 no Android
Para usar a interface do Windows 11 no celular e obter uma experiência idêntica a do novo sistema operacional da Microsoft no Android, você só precisar baixar o aplicativo Computer Launcher 2 e defini-lo como inicializador padrão.
Esta ferramenta transforma seu Android no Windows 11, fazendo com que seu celular pareça um computador desktop. Você também pode personalizar a interface de acordo com sua preferência.