O lançamento do iOS 14.5 trouxe várias mudanças para aplicativos que coletam dados, eles não têm mais permissão para acessar o IDFA ou rastrear o anúncios no seu iPhone, iPad ou Apple TV sem sua permissão.
Os aplicativos usam o IDFA do seu dispositivo para rastreá-lo em aplicativos e sites, mantendo guias em suas preferências e hábitos de uso de aplicativo.
No iOS 14.5, quando um aplicativo precisar usar o IDFA, um pop-up será exibido com a mensagem "Permitir que (aplicativo) rastreie sua atividade em aplicativos e sites de outras empresas?".
É nessa hora que você pode escolher "Pedir ao aplicativo para não rastrear" sua atividade e bloquear todo o acesso ao seu identificador de publicidade, ou "Permitir" que o aplicativo acesse as informações para fins de rastreamento.
Alguns aplicativos podem emitir uma explicação do por que desejam acesso o IDFA do seu dispositivo, mas a indústria de publicidade espera que a maioria das pessoas recuse.
Para desativar esses pop-ups de anúncios e bloquear completamente o acesso ao IDFA, há uma configuração de privacidade que permite que você faça isso.
Como bloquear pop-up de aplicativos que pede acesso ao IDFA?
- Vá até o menu de "Configurações";
- Role para baixo e toque em "Privacidade";
- Toque em "Rastreamento";
- Desative a opção "Permitir que aplicativos solicitem rastreamento".
Isso irá garantir que você não veja pop-ups de solicitação de rastreamento e que os aplicativos não possam acessar seu IDFA.
Se, por algum motivo, você decidir que deseja ativar o rastreamento para um determinado aplicativo, mas o recurso de recusa automática estiver ativado, você deve reverter esse processo e baixar novamente o aplicativo.