Confira as melhores dicas e ferramentas disponíveis para localizar seu smartphone de maneira simples e rápida.
Se você acabou de perder seu celular ou tablet, não entre em pânico, pois existem várias maneiras de você chegar até ele.
A primeira coisa a fazer, é certifica-se que o aparelho se deu completamente por perdido. Para isso, faça uma busca nos últimos locais que você se lembra que esteve com o aparelho.
Caso não tenha resultados com a dica anterior, faça uma ligação de outro telefone para o número que está no aparelho perdido.
Caso seu dispositivo perdido esteja em modo silencioso ou não tenha obtido sucesso com as dicas anteriores, seu aparelho está completamente perdido. Vamos agora apresentar algumas ferramentas para rastrear o seu smartphone ou tablet com Android ou iOS.
Como rastrear seu smartphone ou tablet
Perdido ou não, existem vários aplicativos que permitem a localização de um aparelho móvel em tempo real.
Além disso, é possível traçar uma linha do tempo de onde o aparelho esteve e como ele está se movendo, se for o caso dele estar com alguém ou ter sido deixado em um veículo, por exemplo.
Este tipo de serviço ajuda o usuário a saber se o aparelho não foi deixado num restaurante, biblioteca ou em qualquer outro lugar que ele esteve com o telefone, ou ainda identificar um possível ladrão e poder seguir os passos dele para solucionar o caso.
Vale ressaltar que a maioria dos aplicativos de rastreamento, só irão ajudar o usuário a encontrar seu aparelho se estiverem sido instalados no dispositivo antes da perca.
Portanto, vamos abordar aqui as estratégias indicadas pelos fabricantes do Android e iOS para o caso de perca ou roubo de aparelhos.
Rastrear Android pelo computador
Esta opção usa a conta do Google cadastrada no smartphone perdido. Portanto, só é possível seguir se o usuário lembrar os dados da conta que está vinculada ao aparelho. Além disso, o GPS deve estar ligado e rastreável para o Google.
Passo 1: Acesse a página "Encontre meu dispositivo" do Google.
Passo 2: Faça login com a conta do Google vinculada ao aparelho.
Passo 3: Concluindo o acesso, a plataforma fará conexão com o aparelho e fornecerá um menu de ações e mostrará informações de localização, nível de bateria e a conexão à internet.
No menu de ações, você tem as opções:
Reproduzir Som: Ativando esta opção, o dispositivo tocará um alarme por cinco minutos, mesmo no modo silencioso. Ideal para encontrar o aparelho dentro de casa;
Proteger dispositivo: Nesta opção, o aparelho é bloqueado e a conta do Google desconectada. Ideal para usar no caso de você ter perdido e sabe que existe a possibilidade de encontrar o aparelho. A localização ainda ficará disponível com o bloqueio;
Limpar dispositivo: Esta opção apaga todos os dados vinculados ao dispositivo. Use esta opção somente no caso de não ter conseguido nenhuma informação do aparelho, isso pode ocorrer em caso de perca no mar ou em locais submersos. Após isso, não é possível utilizar a localização.
Rastrear iOS pelo computador
Esta opção como nos aparelhos Android, utiliza recursos pré-definidos antes de perdê-lo. Caso você tenha ativado a função "Buscar iPhone" nos ajustes do iCloud em seu telefone, siga os passos abaixo.
Passo 1: Acesse a página "iCloud / Buscar iPhone" da Apple.
Passo 2: Escolha o dispositivo a ser encontrado e aguarde o sistema conectar com ele. Com a localização do aparelho indicada no mapa, um menu de ações deve ser exibido.
Passo 3: Como no Android, o menu de ações tem as opções: Reproduzir Som, Modo Perdido e Apagar iPhone. Todas com as mesmas funções, no entanto, a Apple informa que diferente dos smartphones Android, estes procedimentos funcionam mesmo quando o iPhone está desligado ou offline e as mudanças são aplicadas quando o aparelho ligar.
Conclusão
Se chegando até aqui você não obteve nenhum resultado, temos uma dica final. Peça ajuda as ultimas pessoas com quem você esteve, talvez elas possam ter alguma informação que ajude nessa hora.
Nem sempre tudo ocorre como o planejado, mas é importante não desistir até que se tenha um resultado.