Saiba como bloquear print do WhatsApp para que suas fotos e vídeos enviados durante um bate-papo fiquem em segurança e não caia em mão erradas.
O compartilhamento de fotos e vídeos no WhatsApp é uma prática comum, mas em algumas ocasiões, é fundamental garantir que nada seja capturado em screenshots, evitando possíveis consequências negativas.
Felizmente, é possível bloquear print em conversas do WhatsApp e evitar capturas de tela de suas fotos e vídeos, independentemente do tipo de arquivo que você está enviando.
Neste artigo, você vai aprender como bloquear print do WhatsApp e evitar a captura de screenshots de suas conversas. Veja o passo a passo a seguir.
Usando mensagens temporárias para bloquear print no WhatsApp
O procedimento para evitar capturas de tela no WhatsApp pode ser concluído em menos de dez segundos. Tudo o que você precisa fazer é ativar a função de mensagens temporárias antes de enviar a foto ou vídeo.
Passo 1: Primeiro, selecione a foto ou vídeo que deseja enviar para visualização única. Basta tocar no ícone de anexo ou na câmera na conversa com a pessoa que irá receber o arquivo.
Passo 2: Agora, para impedir a captura de tela, toque no ícone do relógio com o número "1". Se preferir, adicione uma legenda.
Dessa forma, você ativará a função de mensagens temporárias. Isso além de bloquear o print do WhatsApp, também permitirá que o arquivo seja visualizado apenas uma vez.
Ao abrir um vídeo ou foto de visualização única, ele pode ser reproduzido mais de uma vez, mas assim que a pessoa fechar o arquivo, não poderá mais acessá-lo.
No entanto, o recurso de envio de mensagens que expiram está disponível apenas em smartphones e tablets. Os usuários de computadores ou notebooks não poderão enviar nem visualizar fotos e vídeos nesse modo.
Outras maneiras de proteger seus arquivos em conversas online
O WhatsApp introduziu as mensagens temporárias em agosto de 2021, mas essa funcionalidade já estava presente em outros aplicativos.
O Instagram, que também faz parte da empresa Meta, oferece duas maneiras de evitar screenshots: o primeiro é o "Modo Temporário," também conhecido como "Vanish Mode".
Quando ativado, todas as fotos, vídeos e mensagens enviadas são automaticamente apagadas quando o usuário muda para outra seção do aplicativo. Este recurso também está disponível no Messenger.
Aqueles que preferem não usar essa funcionalidade ainda podem enviar uma foto temporária no Instagram tocando no canto inferior esquerdo da tela e marcando a opção "Visualização Única".
Se alguém tentar tirar uma captura de tela, você será notificado. Por sua vez, o Telegram possui o recurso "Chat Secreto," que apaga mensagens após um período de tempo determinado pelo usuário.
Para garantir o funcionamento, ambos os participantes da conversa devem estar online. Além disso, o concorrente do WhatsApp não armazena as mensagens em seus servidores.