Chip Tensor G5 do Google será fabricado pela TSMC

Imagem de: Chip Tensor G5 do Google será fabricado pela TSMC

O Google está avançando em seu desenvolvimento de chipsets para smartphones com o Chip Tensor G5. Diferentemente de seus antecessores, que foram baseados nos Exynos da Samsung, o Tensor G5 será um chip totalmente personalizado.

Segundo informações do The Information, o Google está trabalhando em um chipset personalizado chamado Redondo. Inicialmente, a empresa planejava fabricá-lo com a TSMC e lançá-lo em 2024, possivelmente com a série Pixel 8.

No entanto, houve atrasos no processo de produção experimental e o chipset não estará pronto para produção em massa no próximo ano. Em vez disso, o Google utilizará uma versão modificada de um SoC Exynos.

A Samsung Foundry, que fabricou os chips anteriores, não será responsável pela fabricação do Tensor G5. Em vez disso, o Google optou pela TSMC, o que pode representar uma perda significativa para a Samsung e afetar sua receita.

O Tensor G5 será fabricado usando um processo de 3 nm com tecnologia Integrada Fan-Out (InFO), proporcionando um chip mais fino e maior eficiência energética.

Além disso, há indícios de que o Redondo será utilizado como um chip de teste para o desenvolvimento de um SoC chamado Laguna, que será lançado como Tensor G5 em 2025, provavelmente junto com a série Pixel 9.

O Google está investindo alto no desenvolvimento de chipsets personalizados, mas os dispositivos Pixel não têm grandes volumes de vendas. Mais detalhes sobre o assunto devem ser revelados em breve.

Via: SamMobile