Casa Branca lança plano para regulamentação de criptomoedas nos EUA

Imagem de: Casa Branca lança plano para regulamentação de criptomoedas nos EUA

O presidente Joe Biden apresentou uma nova estratégia para a regulamentação de criptomoedas nos Estados Unidos, segundo um anuncio da Casa Branca nesta quarta-feira (9).

O novo plano de tratamento para criptomoedas do governo federal foi descrito pela Casa Branca como "a primeira abordagem de todo o governo sobre os riscos e potenciais benefícios dos ativos digitais e sua tecnologia subjacente".

"O aumento dos ativos digitais cria uma oportunidade para reforçar a liderança americana no sistema financeiro global e na fronteira tecnológica, mas também tem implicações substanciais para a proteção do consumidor, estabilidade financeira, segurança e risco climático", disse a Casa Branca em um comunicado.

O novo plano de Biden para criptomoedas foi apresentado como uma ordem executiva e incentiva uma pesquisa em andamento do Federal Reserve de uma criptomoeda apoiada pelos EUA, chamada de "dólar digital".

Desde o ano passado, o reguladores norte americanos pedem uma reposta do governo federal sobre a regulamentação de criptomoedas no país que tem afetado várias agências.

O mercado de bancos de consumo, investimentos e aplicação de sanções são todos administrados separados do governo federal e abordam os criptoativos de maneira diferente.

A ordem ainda está pendente e não terá nenhum efeito imediato sobre como as criptomoedas são regulamentadas ou como as empresas de criptomoedas operam nos EUA.

Mas, ela iniciará um processo regulatório lento que levará anos para apresentar os primeiros resultados. A reação inicial do setor de criptoativos ao pedido foi positiva e diminuiu a incerteza regulatória das criptomoedas.

Esta ordem basicamente orienta as agências, incluindo o Departamento do Tesouro e a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA a avaliar os riscos e oportunidades envolvidas no uso de criptomoedas.

"Os detentores de criptomoedas, empresas e exchanges ainda estão andando com os olhos vendados por um ambiente regulatório fraturado e espera-se que essa ordem leve os reguladores a publicar regras claras para todos seguirem", disse Adam Kovacevich, da Câmara do Progresso, em um comunicado.

Via: Bloomberg