A Casa Branca anunciou que obteve compromissos voluntários da OpenAI e outras empresas para impulsionar o desenvolvimento seguro, confiável e transparente da tecnologia de Inteligência Artificial (IA).
Sete das maiores empresas de tecnologia do mundo se reuniram para discutir as diretrizes que garantam o desenvolvimento responsável da IA com o objetivo de reduzir os potenciais riscos desta tecnologia.
A OpenAI, Alphabet (empresa-mãe do Google), Meta Platforms (anteriormente Facebook), Anthropic, Inflection, Amazon.com e Microsoft, se comprometeram em implementar medidas para diferenciar conteúdos produzidos por IA, como marcas d'água em imagens falsas.
A reunião ocorreu na última sexta-feira (21), essas empresas de IA assumiram compromissos relacionados à segurança, à proteção e à responsabilidade social, que incluem:
- Realização de testes de segurança internos e externos de seus sistemas de IA antes de lançá-los.
- Compartilhamento de informações com a indústria, governos, sociedade civil e academias sobre a gestão dos riscos da IA.
- Investimento em segurança cibernética e proteção contra ameaças internas para proteger os pesos de modelos proprietários e não lançados.
- Facilitação da descoberta e comunicação por terceiros de vulnerabilidades em seus sistemas de IA.
- Desenvolvimento de mecanismos técnicos robustos para garantir que os usuários saibam quando o conteúdo é gerado por IA, como um sistema de marca d'água.
- Divulgação pública das capacidades, limitações e áreas de uso adequado e inadequado de seus sistemas de IA.
- Priorização de pesquisas sobre os riscos sociais que os sistemas de IA podem representar, incluindo a eliminação de preconceitos e discriminação prejudiciais e a proteção da privacidade.
- Desenvolvimento e implantação de sistemas avançados de IA para enfrentar os maiores desafios da sociedade.
"Esses compromissos, que as empresas escolheram assumir imediatamente, destacam três princípios fundamentais para o futuro da IA segurança, proteção e confiança e marcam um passo crítico rumo ao desenvolvimento responsável da IA", afirmou a Casa Branca em comunicado.
"À medida que o ritmo da inovação continua acelerando, a administração Biden-Harris continuará lembrando essas empresas de suas responsabilidades e tomará ações decisivas para manter os americanos seguros."
A Casa Branca também afirmou que trabalhará com aliados e parceiros para estabelecer um sólido quadro internacional para supervisionar o desenvolvimento e uso da IA.
Os EUA também consultaram os países Austrália, Brasil, Canadá, Chile, França, Alemanha, Índia, Israel, Itália, Japão, Quênia, México, Holanda, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, Cingapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido sobre os compromissos voluntários a esta media.
Essa iniciativa faz parte do compromisso da administração Biden-Harris de garantir a segurança pública, os direitos e os valores autogovernantes para proteger os americanos contra danos e discriminação, além de assegurar o desenvolvimento seguro e responsável da IA.
Via: White House