Os serviços de emergência do Japão foram surpreendido entre os dias 16 de dezembro e 23 de janeiro com centenas de chamadas falsas enviadas por usuários do iPhone.
De acordo com um relatório, o Corpo de Bombeiros Kita-Alps em Nagano, onde se encontra uma das áreas de esqui mais populares do Japão, recebeu cerca de 919 chamadas de emergência entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.
134 dessas chamadas eram alertas de acidentes enviadas pelo recurso de Detecção de Colisão da Apple, disponível nos modelos mais recentes do do iPhone 14, Apple Watch Series 8 e Apple Watch Ultra.
As chamadas falsas de detecção de acidentes também afetaram a província de Gifu, no centro do Japão, onde foram registradas 40% das chamadas de emergência feitas por engano em 2023.
A Detecção de Colisão da Apple é um recurso importante que tem alavancado às vendas do iPhone, mas tem enfrentado grandes problemas desde o seu lançamento em setembro de 2022.
Anteriormente, os telefones da Apple já haviam realizado chamadas falsas para o 911, emergência dos EUA, enquanto os usuários realizavam passeios de montanha-russa, viagens de esqui e snowboard causando congestionamento nos serviços dos socorristas.
Os usuários do iPhone podem desativar este recurso quando quiserem, mas provavelmente eles preferem enviar um alarme falso do que precisar do serviço e não ele estar disponível prontamente.
"É uma função eficaz no caso de um acidente realmente grave, por isso não podemos pedir aos usuários para desligá-la", disse um bombeiro da área de Nagano, no Japão.
O recurso de Detecção de Colisão tem sido um dos pontos importantes da linha de produtos da Apple, quando funciona corretamente, ele é capaz de salvar vidas quando os proprietários estão em condições de risco de vida.
Por exemplo, durante um colisão de carro, o dispositivo aciona os serviços de emergência local rapidamente, mesmo sem conexão Wi-Fi ou se o proprietário estiver inconsciente.
A empresa vem lançando algumas atualizações para melhorar e otimizar este recurso. O iOS 16.1.2 trouxe "otimizações de detecção de falhas nos modelos iPhone 14 e iPhone 14 Pro".
A Apple não forneceu detalhes sobre como melhorou o recurso, mas espera-se que isso limite as chamadas falsas e aprimore a detecção de falhas no iPhone e Apple Watch.
Via: Imore