Um bug estranho encontrado em iPhones está intrigando os usuários, a falha faz com que o telefone desative o suporte a redes Wi-Fi e força o aparelho a ser resetado.
O problema foi descoberto pelo pesquisador de segurança, Carl Schou, e consertar não será uma tarefa fácil para Apple. Uma semana atrás, Schou revelou um problema parecido.
O bug relatado na semana passada dizia que se um iPhone se conectar a uma rede com o nome SSID "% p% s% s% s% s% n", resultaria em um bug na rede do iOS que desativa os recursos de rede e Wi-Fi do telefone.
De início, a falha parecia irreversível, mas pouco tempo depois, descobriu-se que o problema poderia ser corrigido redefinindo as configurações de rede do iPhone.
Agora, Schou descobriu um bug ainda pior do que o anterior. Ele disse que apenas entrar no alcance de redes Wi-Fi públicas chamadas "% secretclub% power" pode resultar nos mesmos problemas de antes.
Mas, os problemas podem persistir mesmo após as configurações de rede serem redefinidas. A única solução pode ser um hard reset de fábrica.
https://twitter.com/vm_call/status/1411630091038203909
Alguns usuários relataram que restaurar o dispositivo usando o iTunes também pode funcionar. No twitter, os usuários compartilharam algumas soluções alternativas, mas não foram confirmadas.
Um deles escreveu que remover manualmente os nomes da rede Wi-Fi de "com.apple. Wi-Fi.known-networks.plist" antes que um dispositivo seja restaurado também pode corrigir o problema.
- Leia também: iPhone segue sendo o telefone preferido dos jovens
Por que esses nomes estão desativando o Wi-Fi do iPhone?
A sintaxe '% [caractere]' é frequentemente usada em linguagens de programação para formatar variáveis em uma string de saída.
Em C, o especificador '% n' significa salvar o número de caracteres escritos na string de formato em uma variável passada para a função de formato de string.
O subsistema Wi-Fi provavelmente passa o nome da rede Wi-Fi (SSID) não classificado para alguma biblioteca interna que está realizando a formatação de string, causando uma gravação de memória arbitrária e estouro de buffer.
Isso levará à corrupção da memória e o watchdog do iOS encerrará o processo, desabilitando efetivamente o Wi-Fi para o usuário.
Mais nomes SSID prejudiciais a redes Wi-Fi do iPhone devem ser descobertos com as sequências de caracteres '% s', '% p' e '% n' antes que a Apple implemente uma correção. Portanto, fique atento.
Via: Tech Spot