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Black Myth: Wukong não chegou ao Xbox devido a falta de memória

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O jogo Black Myth: Wukong está dando o que falar, e não é só por causa dos gráficos ou da jogabilidade inspirada na mitologia chinesa.

O que se fala agora é o atraso no lançamento da versão para Xbox, mais especificamente no Xbox Series S, e a coisa anda meio confusa, com declarações que se contradizem.

O diretor do jogo, Feng Ji, que também é CEO da desenvolvedora Game Science, disse que o problema está na memória do Xbox Series S.

De acordo com uma publicação dele na rede social chinesa Weibo, os 10 GB de memória compartilhada do console são um obstáculo para o jogo rodar bem, principalmente sem um bom tempo de experiência e otimização. Nas palavras dele (tradução vinda do fórum ResetEra):

"Mas essa memória compartilhada de 10 GB, eu realmente não consigo entender sem alguns anos de experiência em otimização."

Essa afirmação reacende uma polêmica antiga. Isso porque, em setembro do ano passado, a própria Microsoft já havia se pronunciado dizendo que o atraso não tinha nada a ver com limitações da plataforma.

Na época, surgiram até rumores de que a Game Science teria fechado um acordo de exclusividade com o PlayStation, mas nada foi confirmado oficialmente. A declaração da Microsoft na ocasião foi a seguinte:

"Como já dissemos antes, estamos empolgados com o lançamento de Black Myth: Wukong no Xbox Series X/S e estamos trabalhando com a Game Science para trazer o jogo para nossas plataformas. Preferimos não comentar sobre os acordos feitos por nossos parceiros com outras plataformas, mas podemos confirmar que o atraso não está relacionado a limitações da plataforma Xbox."

Ou seja, de um lado temos o criador do jogo dizendo que a memória do Xbox Series S está segurando o lançamento. Do outro, a Microsoft negando que esse seja o problema. O resultado? Muita dúvida na cabeça dos fãs que aguardam o jogo no Xbox.

Black Myth: Wukong chegou com tudo. No lançamento, quebrou recordes no Steam, se tornando o jogo single-player com mais jogadores simultâneos da história da plataforma.

Também foi o título mais assistido nos serviços de streaming chineses no primeiro dia. E ainda foi indicado ao prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2024, mesmo perdendo para Astro Bot, exclusivo do PlayStation.

Depois dessa derrota, Feng Ji fez um desabafo nas redes sociais dizendo que se sentiu como se tivesse "vindo até aqui para nada", demonstrando um certo desapontamento com o reconhecimento do trabalho da equipe.

Enquanto isso, o site Eurogamer já procurou tanto a Microsoft quanto a Game Science para tentar esclarecer essa história do atraso no Xbox. Mas até agora, nada de resposta definitiva.