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Bitcraft Online será lançado em junho com mundo aberto e código livre

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O universo dos jogos online vai ganhar um reforço de peso. No dia 20 de junho, estreia oficialmente em Acesso Antecipado o jogo Bitcraft Online, um jogo de mundo aberto (sandbox MMO) que pode mudar a forma como as pessoas jogam, interagem e constroem dentro do mundo virtual.

O mais interessante é que ele será de código aberto (open source), ou seja, qualquer pessoa poderá ajudar no desenvolvimento e crescimento do jogo.

Criado pela desenvolvedora independente Clockwork Labs, com sede em San Francisco, Bitcraft Online é um MMORPG sandbox – isso quer dizer que é um jogo de mundo aberto, online, com foco na liberdade do jogador.

Aqui, a ideia não é simplesmente lutar ou seguir uma história pronta. O jogador pode viver como quiser dentro do game: seja explorando, construindo, negociando ou até caçando monstros.

Segundo Tyler Cloutier, um dos fundadores da Clockwork Labs, o espírito por trás de Bitcraft sempre foi a colaboração entre os jogadores. Ele afirma que:

"Bitcraft Online sempre teve como princípio principal a colaboração. Criamos um ecossistema gigantesco dentro do jogo para que os jogadores construam juntos vilas, cidades ou até impérios. Tornar o jogo open source era essencial para dar ao público mais do que só um espaço para jogar, mas também ferramentas para ajudar a construir esse universo."

Um único mundo para todos os jogadores

Diferente de muitos outros jogos online, Bitcraft Online terá apenas um mundo – todo mundo joga junto, sem divisões de servidores.

Esse universo é gerado de forma procedural, ou seja, ele é criado automaticamente e de maneira única, o que torna a experiência de cada jogador realmente diferente e imprevisível.

Nesse grande mapa, as pessoas podem modificar o terreno. Sim, você pode literalmente esculpir montanhas ou construir estruturas que deixam uma marca permanente no mundo.

Quer deixar um legado? Em Bitcraft, isso é possível. O grande charme do Bitcraft é a liberdade de escolha. Não existe um caminho certo. Você pode:

  • Ser um artesão, produzindo itens e ferramentas;
  • Viver como comerciante, comprando e vendendo produtos;
  • Assumir o papel de explorador, desbravando biomas lindíssimos;
  • Ou ser um caçador de monstros, buscando desafios e recompensas.

Todas essas funções se conectam dentro de uma economia controlada pelos próprios jogadores. Isso significa que, quanto mais você se dedica e entende do sistema, mais chance tem de crescer e se destacar. A sobrevivência depende da sua capacidade de coletar recursos, negociar e colaborar com outros jogadores.

Requisitos para jogar

Um dos pontos positivos do Bitcraft Online é que ele não exige um supercomputador para rodar. Veja os requisitos mínimos e recomendados:

Mínimo:

  • Sistema: Windows 10 ou mais recente (64 bits)
  • Processador: Intel i5 3GHz
  • Memória RAM: 8 GB
  • Placa de vídeo: GeForce GTX 1060
  • Internet: Conexão banda larga
  • Armazenamento: 5 GB livres

ecomendado:

  • Sistema: Windows 10 ou mais recente (64 bits)
  • Processador: Intel i7 3.8GHz
  • Memória RAM: 16 GB
  • Placa de vídeo: GeForce GTX 1080
  • Internet: Conexão banda larga
  • Armazenamento: 5 GB livres

Este jogo também vai estar disponível para quem usa macOS.

Open source: qualquer um pode ajudar

Uma das grandes novidades é que o código do jogo será aberto ao público. Isso significa que qualquer pessoa com conhecimento de programação poderá colaborar, sugerir melhorias, criar ferramentas e até desenvolver novos conteúdos para o jogo.

Para os mais curiosos ou criativos, é uma chance única de deixar sua marca em um projeto global. Esse movimento não é só técnico, é filosófico, como disse o próprio Tyler Cloutier. A ideia é dar voz à comunidade e mostrar que o jogo é feito por e para os jogadores.

Quando sai a versão final?

Por enquanto, Bitcraft Online será lançado em Acesso Antecipado no dia 20 de junho, via Steam, e ficará assim por um bom tempo.

A Clockwork Labs deixou claro que não tem pressa para lançar a versão final e que o jogo vai sendo aprimorado aos poucos, com base no feedback da comunidade.