O Audacity, um dos programas mais populares para edição de áudio de código, acabou se tornando um Spyware que coleta dados dos usuários.
A mudança começou a ser notada quando o Audacity foi comprado pelo Muse Group, uma empresa por trás de softwares musicais.
Com a aquisição, o Audacity permaneceu com o código aberto, mas, o Muse Group pode fazer mudanças no código do software incluindo algumas bastante prejudiciais.
Essas mudanças chegaram na forma de uma nova política de privacidade do Audacity que acabou de ser atualizada para permitir coletar dados do usuário.
A nova política diz que o Muse Group coleta dados sem dar muitos detalhes, alegando que os dados são necessários para a aplicação da lei, mas não especifica que tipo de dados é coletado.
Além disso, também há dúvidas quanto ao armazenamento de dados, que fica em servidores nos EUA, Rússia e algumas regiões da Europa.
Por exemplo, os endereços IP, agora são armazenados de forma identificável por um dia antes de virarem hash e, em seguida, armazenados em servidores por um ano.
A nova política também proíbe que menores de 13 anos usem o software, o que é uma violação da licença GPL que o Audacity usa atualmente.
A comunidade de desenvolvedores de código aberto recebeu a notícia e se demonstrou irritada com as mudanças que deve afetar o futuro do aplicativo de edição de áudio.
- Leia também: Spyware Pegasus está sendo usado para espionar jornalistas, políticos e ativistas nos EUA
Felizmente, o Audacity é um software de código aberto e provavelmente será levado pela comunidade por um caminho diferente, e talvez até com um nome diferente.
Isso significa que o Muse Group terá sua própria versão do Audacity separada, em vez de explorar o trabalho da comunidade de código aberto.
Aparentemente, esta empresa está tentando iniciar um mecanismo de coleta de dados usando o software para coletar dados das máquinas dos usuários.
Essas atividades suspeitas deixaram a comunidade do Linux indignada e o software deve ser descartado dos repositórios das distribuições Linux, em breve.
Via: Slash Gear