A TSMC, uma das maiores fabricantes de semicondutores do mundo, está acelerando a produção dos seus chips de 2 nanômetros (nm).
Grandes empresas do setor, como Apple, Qualcomm e MediaTek, já garantiram espaço para receber os primeiros lotes dessa nova geração.
Entre elas, a MediaTek parece estar um passo à frente, a companhia finalizou o desenvolvimento do seu chip de 2nm e deve fazer o lançamento oficial no fim de 2026.
Já a Qualcomm, segundo rumores anteriores, iria pular direto para uma versão mais avançada do processo de fabricação, chamada N2P.
Porém, uma nova informação vinda do perfil Fixed Focus Digital, na rede social chinesa Weibo, indica que isso não vai acontecer.
De acordo com a publicação, apenas os chips baseados no processo N2 devem chegar ao mercado em 2026, o que derruba as especulações sobre possíveis lançamentos com a tecnologia N2P no próximo ano.
Esses rumores antigos diziam que a Qualcomm planejava usar o processo N2P da TSMC em seus futuros Snapdragon 8 Elite Gen 6 e Gen 7, sucessores do atual Snapdragon 8 Elite Gen 5.
Mas, na prática, pular uma geração de tecnologia não faria muito sentido para a empresa. O processo N2 da TSMC já estará em produção em larga escala, enquanto o N2P ainda passará por ajustes antes de atingir maturidade industrial.
Se a Qualcomm tentasse lançar um chip N2P antes da hora, enfrentaria dois problemas sérios: baixo rendimento de produção — o que significa menos chips aproveitáveis por lote — e custos mais altos, já que o novo processo ainda seria mais caro.
Por isso, optar pelo N2 é a alternativa mais lógica e viável para a empresa neste momento. Enquanto isso, a Apple segue com sua tradicional vantagem sobre os concorrentes.
A expectativa é que a empresa de Cupertino seja a primeira a revelar chips de 2nm, com os futuros A20 e A20 Pro, que devem equipar a linha iPhone 18.
Fontes do setor afirmam que a Apple já garantiu mais da metade da capacidade inicial de produção da TSMC, provavelmente para manter sua vantagem competitiva e dificultar o acesso das rivais à nova tecnologia. Essa estratégia pode ter pressionado a Qualcomm a se aproximar da Samsung em busca de alternativas.
Há indícios de que a Qualcomm enviou uma amostra do Snapdragon 8 Elite Gen 5, produzido com o processo de 2nm GAA (Gate-All-Around) da Samsung, para testes e avaliações internas.
Se o desempenho atender às expectativas, o Snapdragon 8 Elite Gen 6 pode ser fabricado em uma combinação das tecnologias da Samsung e da TSMC.
Por enquanto, o que se sabe é que os chips baseados no processo de 2nm N2 devem dominar os lançamentos de smartphones em 2026.
Se houver qualquer mudança nesse cenário, novas informações devem surgir conforme as fabricantes avançarem no desenvolvimento e na produção em massa.