A Apple está desenvolvendo um novo processador que pode ser até seis vezes mais potente que o atual M3 Ultra. Para quem não está muito por dentro, o M3 Ultra é hoje o chip mais poderoso da empresa, com 32 núcleos de CPU e 80 núcleos de GPU, ou seja, é o cérebro por trás de alguns dos Macs mais rápidos do mercado.
Mas as novidades não param por aí. Segundo informações divulgadas por sites especializados como Bloomberg e AppleInsider, a empresa da maçã já está trabalhando em três novas gerações de chips depois do M5, que deve ser lançado ainda neste ano.
De acordo com os rumores, a Apple está desenvolvendo os chips M6 e M7, com os codinomes "Komodo" e "Borneo". Além deles, há outro chip em andamento chamado "Sorta", que ainda não tem nome oficial.
Ninguém sabe ao certo se ele será o M8 ou se será usado para algum projeto diferente, talvez algo como realidade aumentada, inteligência artificial ou servidores.
Outro nome que apareceu nesse quebra-cabeça foi o Hidra, ou M4 Hidra, mas até agora não há sinais de que ele será lançado. Pode ter sido apenas um teste interno da Apple ou algo que foi deixado de lado.
Basicamente, a Apple quer criar chips com 2, 4 ou até 6 vezes mais núcleos do que o atual M3 Ultra. Isso pode significar um salto enorme em desempenho, tanto para tarefas do dia a dia quanto para atividades pesadas, como edição de vídeo, modelagem 3D ou jogos de última geração.
Além disso, os novos chips devem vir com melhorias no uso de inteligência artificial (IA) diretamente nos dispositivos, o que pode deixar tudo mais rápido, eficiente e seguro — sem depender tanto da nuvem ou da internet.
Mesmo que esses chips ainda estejam longe de serem lançados, a Apple está se preparando para continuar na frente da concorrência. E a principal rival no momento parece ser a Qualcomm, que está apostando alto no seu Snapdragon X Elite.
Hoje, os chips da linha M4 (como o M4 Pro e o M4 Max) já são bem respeitados no mercado por sua potência e eficiência. A Apple sabe disso e quer manter essa vantagem, trazendo ainda mais poder e inovação para seus próximos computadores e outros dispositivos.