A Apple confirmou que o iPhone receberá carregamento via USB-C para que o dispositivo tenha um padrão de carregamento comum aceito globalmente.
A decisão foi anunciada pelo chefe de marketing da empresa, que terá que cumprir uma lei da União Europeia (UE) que exigirá o padrão de carregamento USB-C em telefones comercializados na Europa até 2024.
"Obviamente, teremos que cumprir", disse Greg Joswiak, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple.
No início desta semana, à lei que define um carregador comum para todos os dispositivos na UE teve sua aprovação final numa votação com todos os ministros do Conselho Europeu.
Isso significa que até 2024, todos os dispositivos eletrônicos vendidos na UE, incluindo smartphones e tablets, terão que oferecer suporte a carregamento USB-C.
À lei do carregador comum está em elaboração há cerca de 10 anos e já havia sido aprovada por outros órgãos legislativos da UE. Agora, o iPhone que usa porta Lightning, precisará suportar USB-C.
A Apple ainda não anunciou quando introduzirá o padrão USB-C no iPhone, mas isso precisa ser feito até 2024, de acordo com esta nova lei.
Alguns analistas disseram que os próximos iPhones previstos para serem lançados em 2023 podem apresentar o padrão de carregamento USB-C e que provavelmente a empresa adotará esse padrão globalmente, e não apenas na UE.
Segundo os legisladores da UE, as novas regras reduzirá o desperdício de dinheiro e o descarte de carregadores, já que os consumidores não precisarão mais comprar um novo carregador cada vez que comprar um dispositivo.
No entanto, Joswiak criticou à lei que cobra as empresas e as forçam a adotar um único padrão, afirmando que os dois lados estão em "um pouco de desacordo".
"Achamos que a abordagem teria sido melhor ambientalmente e melhor para nossos clientes não ter um governo tão prescritivo", disse Joswiak.
Via: CNBC