A Apple pode estar se preparando para lançar seu novo chip M4 no primeiro trimestre de 2025. Este novo chip é uma continuação da série M de chips da Apple, que tem tido lançamentos regulares nos últimos anos.
O chip M4 da Apple foi relatado anteriormente como tendo entrado em desenvolvimento formal. No entanto, isso não significa que o novo SoC ou o Mac portátil serão lançados tão cedo.
Uma nova estrada foi delineada para quando o novo silício poderia se materializar, e supondo que a Apple encontre menos obstáculos em seu caminho, ela poderia lançar o M4 no primeiro trimestre de 2025.
Com o M3, M3 Pro e M3 Max anunciados em outubro de 2023, tudo o que resta para a Apple é revelar o M3 Ultra, que se espera que alimente os futuros modelos Mac Pro e Mac Studio.
Detalhes em torno do M4 permanecem evasivos por enquanto, mas a Canalys compartilhou um roteiro indicando que o novo Apple Silicon poderia ser lançado no primeiro trimestre de 2025.
No entanto, a Qualcomm pode trazer alguma competição para este espaço com o lançamento do Snapdragon X Elite, que se diz que vai alimentar uma série de notebooks ainda este ano.
A Qualcomm também está supostamente trabalhando em variantes menos potentes deste SoC. A versão top de linha do fabricante de chipsets de San Diego possui uma configuração de 12 núcleos, com duas versões de 10 núcleos e 8 núcleos.
Os chips M4 também terão um grande foco em IA, o que não é uma grande surpresa. Os PCs de IA são uma demanda real, e houve um grande impulso nos últimos anos das fabricantes para oferecer chips de IA melhores e mais poderosos.
A Apple também fez um grande impulso de IA com o MacBook Air M3, que apresenta um motor neural aprimorado. A Apple chegou até a declarar que é o "melhor laptop de consumo do mundo para IA.
Portanto, realmente o M4 é praticamente garantido para oferecer ainda mais recursos e desempenho de IA. Podemos provavelmente esperar muitos outros upgrades de hardware nos chips M4 também.
Os núcleos de desempenho do M3 eram 30% mais rápidos do que o M1, enquanto os núcleos de eficiência eram 50% mais rápidos.
Sem mencionar o desempenho gráfico (o rastreamento de raios acelerado por hardware veio para o M3) e a eficiência energética que o silício da Apple é conhecido desde sua concepção. Mas agora é impossível dizer o quanto melhor será o desempenho e a eficiência energética no chip M4.
Mas se os rumores do iPhone 16 forem algo a se passar, a Apple poderia estar empurrando para mais processamento de IA no dispositivo em vez de descarregar esse trabalho para a nuvem.