Apple notifica empresas de tecnologia que estão tentando burlar regras de rastreamento

Imagem de: Apple notifica empresas de tecnologia que estão tentando burlar regras de rastreamento

A Apple enviou notificações principalmente a empresas chinesas que estão trabalhando em maneiras de como contornar as novas regras de transparência de rastreamento por aplicativos que serão implementadas em breve com o lançamento do iOS 14.5.

Os avisos foram emitidos nesta quinta-feira a pelo menos dois desenvolvedores de aplicativos chineses que usaram métodos para rastrear o uso do aplicativo sem a permissão do usuário.

"Descobrimos que seu aplicativo coleta informações do usuário e do dispositivo para criar um identificador exclusivo para o dispositivo do usuário", diz o e-mail da Apple.

Os desenvolvedores devem atualizar seus aplicativos para cumprir as regras da App Store em 14 dias ou correm o risco de serem removidos da loja de aplicativos da Apple.

Segundo informações, os aplicativos foram flagrados usando uma ferramenta chamada CAID, que foi desenvolvida pela pela empresa China Advertising Association.

Em resposta, a China Advertising Association disse que o CAID não está "em oposição" à política de privacidade da Apple, e que os avisos foram exagerados.

De acordo com um um veterano da indústria de marketing chinês, existem "grandes e pequenas empresas" na China que estão considerando usar o CAID, mas as ações recentes da Apple "vão colocar um fim a esses testes".

Algumas das maiores empresas de tecnologia da China, como Baidu, ByteDance e Tencent, estão testando ou implementando CAID para identificar usuários.

ByteDance, por exemplo, recomendou que os desenvolvedores usem seu SDK para emitir identificadores CAID1 e CAID2. Um é baseado no endereço IP do usuário e o outro é baseado no IMEI do telefone, que é um número de identificação único.

Os identificadores CAID1 e CAID2 violam as regras da Apple porque não pedem permissão do usuário antes de coletar esses dados.

ByteDance também recomendou que os desenvolvedores usem "impressão digital e correspondência probabilística" para identificar os usuários, o que também vai contra as Diretrizes da ‌App Store‌ para Transparência de Rastreamento de Aplicativos.

A China Advertising Association disse que está desenvolvendo serviços adicionais que coletarão e armazenarão dados pessoais dos usuários para criar uma "impressão digital" para cada pessoa.

Qualquer aplicativo que usar o sistema CAID coletará dados do usuário e os enviará a um servidor central para criar um identificador CAID que será usado para fins de identificação de usuário entre aplicativos.

O CAA afirma que os usuários podem optar por sair do CAID, mas pelas definições da Apple, isso não é permitido em seu sistema operacional.

Especialistas em tecnologia acreditam que os aplicativos chineses planejam ajustar seus aplicativos de "várias maneiras" para ultrapassar a equipe de revisão da Apple, como num jogo de "gato e rato".

A Apple disse várias vezes que os aplicativos que desconsideram as preferências do usuário no que diz respeito ao rastreamento de anúncios serão rejeitados, o que pode causar dificuldades para empresas chinesas no futuro.

Via: Macrumors