Apple libera emuladores de jogos na App Store após uma multa pesada

Imagem de: Apple libera emuladores de jogos na App Store após uma multa pesada

Após uma multa pesada, a Apple fez uma grande mudança nas diretrizes da App Store, permitindo que os desenvolvedores ofereçam emuladores de jogos na plataforma.

Recentemente, a Apple passou a permitir que os usuários instalem aplicativos e lojas de aplicativos de terceiros no iPhone com a atualização do iOS 17.4. No entanto, parece que isso não foi suficiente.

A União Europeia (UE) impôs uma multa pesada sobre as mudanças não satisfatórias que a Apple implementou na App Store e solicitou que a empresa cumprisse ainda mais a Lei dos Mercados Digitais.

Com a implementação de uma multa de 2 bilhões de dólares, a Apple foi obrigada a atualizar novamente a App Store com as mudanças necessárias.

As diretrizes atualizadas da App Store oferecem a capacidade de aplicativos de streaming serem redirecionados para um site externo, juntamente com a possibilidade de os desenvolvedores oferecerem emuladores de jogos na App Store.

Com isso, os desenvolvedores finalmente tem liberdade para oferecer emuladores de jogos na App Store, mas ainda há muitas coisas que permanecem incertas.

O iOS 17.4 foi uma grande atualização, especificamente para usuários residentes em países que fazem parte da UE, pois permite que os desenvolvedores ofereçam seus aplicativos fora da App Store.

No entanto, a empresa agora confirmou a chegada de novos "Direitos de Serviços de Streaming de Música" para aplicativos disponíveis na UE com suas novas Diretrizes de Revisão de Aplicativos.

Além disso, a Apple agora permite emuladores de jogos na App Store - uma mudança que não está disponível exclusivamente na região da UE. Isso significa que usuários de todo o mundo poderão baixar emuladores de jogos através da App Store.

A Apple compartilhou a notícia em um e-mail enviado a todos os desenvolvedores, sugerindo que os emuladores de jogos estarão disponíveis na App Store.

Antes disso, os desenvolvedores escondiam os emuladores de jogos como aplicativos por anos, e parece que finalmente poderão oferecer seus serviços de forma legal e oficial.

No entanto, a Apple também menciona os riscos associados aos emuladores de jogos na App Store, afirmando que os desenvolvedores serão "responsáveis por todo o software oferecido em seu aplicativo, incluindo a garantia de que tal software esteja em conformidade com estas Diretrizes e todas as leis aplicáveis".

Ainda assim, vários aspectos do acordo completo ainda são desconhecidos. Muita coisa ainda é incerta e teremos que aguardar para ter mais informações.

Será que a Apple permitirá emuladores de jogos de desenvolvedores de terceiros, ou só as empresas que possuem os direitos de distribuição de jogos serão autorizadas a oferecer emuladores de jogos na App Store?

Este é apenas o começo da conformidade da Apple com a Lei dos Mercados Digitais, pois a empresa poderá ser multada novamente por suas práticas não satisfatórias impostas pela UE.