Após sofrer com ações na justiça sobre monopólio de mercado, a Apple está intensificando os esforços para criar seu próprio mecanismo de busca como alternativa ao Google Search, de acordo com um relatório do Financial Times citando fontes não identificadas na indústria de tecnologia.
O Google é o mecanismo de busca padrão do iPhone há mais de uma década. Há anos, o Google está pagando bilhões de dólares à Apple para permanecer com o serviço de busca padrão no Safari para plataformas iOS, iPadOS e macOS, a menos que seja alterado manualmente nas preferências do Safari.
No entanto, o acordo entre as duas empresas chamou a atenção da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) por violar a política de concorrência.
Em um relatório divulgado em julho, os reguladores do Reino Unido afirmaram que um acordo foi feito em 2019 entre o Google e a Apple, no qual o primeiro pagou cerca de £ 1,2 bilhão (US $ 1,5 bilhão) para garantir a posição de pesquisa padrão em vários dispositivos móveis e sistemas no Reino Unido.
Os reguladores disseram que a Apple recebeu a maior parte desse pagamento, enquanto o Google garantiu uma posição dominante no mercado de mecanismos de busca, particularmente na maioria dos dispositivos móveis no Reino Unido.
Todos esses fatores levaram a Apple a desenvolver seu próprio mecanismo de pesquisa. Na verdade, a mudança pode ser vista no sistema operacional do iPhone lançado recentemente com iOS 14, onde mostra uma lista de sugestões de pesquisa gerada pela Apple, em vez dos resultados do Google.
Este novo projeto de busca na web marca um importante avanço no desenvolvimento interno da Apple e pode formar a base de um ataque mais expressivo ao Google, de acordo com vários especialistas da indústria.
A empresa do Vale do Silício é notoriamente sigilosa sobre seus projetos internos, mas a mudança aumenta as evidências de que está trabalhando para construir um rival para o mecanismo de busca do Google.
Da mesma forma, o relatório do FT também aponta para o aumento da atividade do Applebot, o próprio serviço de crawler da Apple, sugerindo o plano da empresa de trabalhar em um mecanismo de busca completo, embora o Applebot opere principalmente para melhorar os resultados de busca da Siri e Spotlight.
O relatório também destaca a contratação da Apple, o vice-presidente John Giannandrea, sênior de aprendizado de máquina e estratégia de IA da Apple e ex-chefe de pesquisa do Google, há dois anos para impulsionar seus recursos de inteligência artificial e melhorar a Siri.
Também cita as vagas "frequentes" da Apple para funções de engenheiro de pesquisa, sugerindo que essa informação pode ser verdadeira.
Depois que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) lançou um caso na semana passada sobre os pagamentos que o Google faz à Apple para permanecer como mecanismo de busca padrão no iPhone, parece haver um senso de urgência em torno do desenvolvimento do mecanismo de busca.
Suganthan Mohanadasan, consultor de mercado digital, disse ao FT que o rastreador da web da Apple, Applebot apareceu "um número ridículo de vezes nos sites de seus clientes. "Quando a taxa de rastreamento aumenta, isso nos indica que eles estão tentando reunir mais informações", disse Mohanadasan.
De acordo com o Wall Street Journal, o DOJ estimou os pagamentos anuais do Google em US $ 8 bilhões a US $ 12 bilhões pelo privilégio de ser o serviço de busca padrão no iPhone, o que representa 15-20% dos lucros da Apple.
No momento, não está claro se a Apple pretende enfrentar ativamente o Google na indústria de buscas. No entanto, caso seja forçada a se desvincular do Google, a Apple pode olhar para seu próprio mecanismo de busca como alternativa.