A Apple renovou o seu contrato com a Qualcomm para continuar usando os modems 5G da empresa nos seus iPhones até 2027, indicando que o desenvolvimento do seu próprio modem 5G está enfrentando mais dificuldades do que o esperado.
A notícia foi confirmada pelo CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, durante a divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre fiscal de 2024 da companhia.
A Apple havia anunciado no ano passado que estenderia o seu acordo com a Qualcomm para usar os modems 5G da empresa até 2026.
No entanto, como os planos da Apple de construir o seu próprio modem foram frustrados, ela continuará usando os modems da Qualcomm no iPhone até 2027, pelo menos.
A Apple está tentando desenvolver o seu próprio modem 5G há anos, para reduzir a sua dependência da Qualcomm e aumentar as suas margens de lucro.
Em 2019, a Apple adquiriu a divisão de modems 5G da Intel por US$ 1 bilhão, obtendo mais de 17 mil patentes e mais de 2.200 funcionários da Intel.
A aquisição deu à Apple mais recursos para criar o seu próprio modem, mas não foi suficiente para superar os desafios que a empresa enfrenta nessa área.
Segundo um relatório da Bloomberg do ano passado, o desenvolvimento do modem 5G da Apple tem sido uma "jornada frustrante" para os engenheiros e executivos da empresa.
De acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, os protótipos do modem da Apple apresentaram problemas de desempenho e superaquecimento, ficando várias gerações atrás dos modems da Qualcomm.
O objetivo inicial era lançar os primeiros dispositivos com o modem 5G próprio da Apple este ano, mas as duas renovações do contrato com a Qualcomm sugerem que a Apple está longe de lançar o seu primeiro modem 5G.
Atualmente. a Qualcomm também é a fornecedora do módulo de comunicação por satélite usado pelos modelos iPhone 14 e iPhone 15.
Além dos modems para celulares, a Qualcomm tem diversificado a sua linha de componentes, atuando em mercados como chips para carros conectados e headsets de realidade mista, por exemplo.
A Apple ainda não comentou sobre a extensão do contrato com a Qualcomm, mas é provável que a equipe da empresa não tenha desistido do desenvolvimento do seu próprio modem 5G.
Os funcionários da Apple conseguiram fazer os melhores chips para iPhones, iPads e Macs, mas estão falhando em desenvolver um modem 5G. Os novos esforços da empresa devem ser apresentados até o final de 2025.