A Apple estava trabalhando em um modelo do Apple Watch com câmera embutida que deveria chegar ao mercado em 2027. Mas, de acordo com uma matéria da Bloomberg, a empresa decidiu abandonar completamente esse projeto nesta semana.
A ideia era incluir a câmera tanto nos modelos padrão quanto no Apple Watch Ultra, unindo o visual do ambiente com recursos de inteligência artificial. Mas, infelizmente, isso não vai mais sair do papel.
Para quem achava que daria pra fazer selfies ou chamadas no FaceTime direto do relógio, não era bem essa a proposta. A câmera no Apple Watch teria uma função diferente da do iPhone.
Ela seria mais voltada para reconhecer lugares, objetos, identificar plantas, mostrar informações de estabelecimentos (como o horário de funcionamento de um restaurante), entre outras coisas.
Ou seja, seria uma ferramenta de reconhecimento visual parecida com o recurso "Inteligência Visual" que já existe no iPhone. Esse tipo de tecnologia seria super útil, especialmente para quem viaja muito ou tem alguma necessidade especial.
Imagine apontar o relógio para um cartaz em outro idioma e ele traduz na hora, ou mostra o nome de uma flor desconhecida só com uma olhadinha. Seria um grande avanço, principalmente em termos de acessibilidade e praticidade no dia a dia.
Mas por que a Apple desistiu do projeto?
Apesar da utilidade que esse recurso traria, a Apple resolveu parar o desenvolvimento do relógio com câmera. Os motivos exatos não foram revelados, mas tudo indica que o principal problema pode ter sido técnico.
Afinal, o Apple Watch é um dispositivo bem pequeno e tem espaço interno limitado, diferente do iPhone. Isso pode ter tornado a integração da câmera com as funções de inteligência artificial muito complicada, pelo menos por enquanto.
A expectativa era de que o lançamento acontecesse em 2027, mas agora a empresa não tem mais planos para esse modelo. Até o momento, também não se sabe se essa ideia vai voltar no futuro com alguma melhoria ou adaptação.
E os AirPods com câmera ainda estão nos planos?
Enquanto o projeto do Apple Watch com câmera foi cancelado, os rumores sobre os AirPods com sensores de câmera ainda continuam. Mas calma, também não vai ser uma câmera como a que temos nos celulares.
A proposta é usar sensores infravermelhos para habilitar recursos como áudio espacial melhorado, comandos por inteligência artificial e gestos no ar para controlar funções com mais facilidade. Isso tudo deve trazer mais conforto e praticidade para o uso diário dos fones.