Segundo Marcus de Paula, atual responsável pela Anker no Brasil, alguns hábitos do uso diário do smartphones podem danificar diversos componentes, além de prejudicar o desempenho e diminuir a vida útil do aparelho celular.
Após uma pesquisa realizada pela Squid, empresa de marketing de influência, o uso excessivo dos aparelhos requer algumas atenções especiais.
A Squid aponta que durante a pandemia houve um aumento de 88% no uso de aparelhos celular no Brasil, no mesmo período, pode-se observar o crescimento significativo na procura de auxilio técnico ou reposição de baterias e carregadores.
De acordo com a empresa, para se manter conectado durante todo o dia, é importante ter atenção aos hábitos que podem acarretar no aumento de consumo de energia do aparelho, que consequentemente desencadeia mais esforços na bateria.
Para Marcus, é preciso conhecer alguns mitos e verdades para que não haja o uso inadequado dos aparelhos. Sendo assim, para ele:
"Usar o aparelho smartphone enquanto carrega danifica a bateria". Mito.
Conforme Marcus, hoje em dia as tecnologias de carregamento e bateria são desenvolvidas e não há mais uma preocupação nesse sentido.
"Deixar o celular carregando depois de chegar a 100% de carga estressa a bateria". Verdade.
De acordo com a pesquisa, a maioria dos dispositivos comercializados hoje possuem bateria de lítio, que operam melhor quando estão entre 40% e 80% de carga. É importante lembrar, que a maioria dos celulares mais novos possui um circuito de proteção que corta o carregamento quando o aparelho atinge 100% de bateria.
"Deve-se carregar um aparelho smartphone novo até 100% antes de utilizá-lo". Mito.
Para Paula, o aparelho pode ser utilizado normalmente assim que tira-lo da caixa. O mesmo, explica que as leis brasileiras permitem que os produtos eletrônicos com bateria sejam transportados com 50% de carga.
"É errado carregar o aparelho até 100% e depois usá-lo até 0% para fazer a manutenção da bateria". Verdade.
Como enalteceu Marcus anteriormente, baterias feitas de lítio não devem ser sujeitas a extremos.
"Desconectar o carregador antes que a bateria esteja completamente carregada diminui a vida útil da bateria". Mito.
Para Marcus, o ideal seria carregar o aparelho até que ele acumule ao menos 10% de carga.